A 34ª Exposição Estadual do Cavalo Mangalarga Marchador do Rio de Janeiro, que agitou Itaipava na cidade de Petrópolis/RJ, em junho deste ano, se consolidou como a segunda maior exposição da raça, ficando atrás apenas da Exposição Nacional. Foram 345 animais julgados na pista do parque de exposições de Itaipava, entre os dias 19 e 22 de junho.
Apesar de essa exposição anual ser sempre realizada na metade do ano, os preparativos para a Estadual de Itaipava começam cedo, como explica o presidente da ACCMMERJ, Rômulo Terra. “Foram várias idas ao recinto de exposições e em Itaipava para acertar detalhes com a Prefeitura de Petrópolis e com os parceiros do evento de diversas áreas para que pudéssemos traçar o perfil do evento que a gente imaginava para proporcionar o máximo de conforto aos criadores e visitantes, durante a exposição.
De acordo com Rômulo Terra, a Exposição superou todas as expectativas, principalmente pela quantidade de animais inscritos. “Por ser um evento muito próximo da Nacional, os criadores evitam sair com seus animais de casa e nós conseguimos fazer a maior exposição do ano com maior número de inscrições e número de animais julgados, com premiação recorde no Rio de Janeiro e o mais importante, a família do Mangalarga Marchador reunida, resgatando a tradição da Estadual do Rio de Janeiro de ser um evento tão esperado.”
Valorização por parte dos criadores
O presidente da ACCMMERJ ressalta que os criadores do estado do Rio de Janeiro abraçaram o evento e entenderam que a Exposição Estadual é um patrimônio de todos os criadores e o apoio deles foi fundamental para o sucesso da 34ª edição. “Tivemos também criadores de outros estados como; São Paulo, Brasília, Espírito Santo e Minas Gerais, prestigiando o nosso evento e parabenizando pela organização e estrutura da mostra,” comemora.
O apoio da ABCCMM também merece destaque na visão de Rômulo Terra. Segundo ele, houve apoio da Associação em todos os sentidos para a realização do evento. “Houve um envolvimento muito grande dos diretores e do próprio presidente Daniel Borja, apoio tanto financeiro quanto de ideias para que tivéssemos o melhor desempenho.”
Parcerias fora da pista
Rômulo Terra lembra que a parceria na montagem da estrutura do evento com o Grupo Tendas também foi um ponto muito positivo. Ele explica que o trabalho foi realizado em conjunto e foi passado para os parceiros o modelo desejado, a ACCMMERJ ajudou ainda na comercialização das publicidades e da venda dos camarotes, houve um respeito muito grande e foram três engrenagens que funcionarão muito bem.”.
Presença marcante da Marcha Picada
A marcha picada vem se fortalecendo no Rio de Janeiro. Além de o estado contar com Bruno Gregg, do Haras Rodeio, um dos criadores que mais incentivam a marcha picada, Rômulo Terra salienta que os criadores da marcha picada do estado são muito unidos. “Eles vão à exposição e conversam antes, combinam para ir todo mundo junto no mesmo evento, assim podendo haver números de animais suficientes para o grande campeonato, então a união está alavancando a marcha picada no Rio de Janeiro.”
Em busca do aperfeiçoamento
Mesmo com o sucesso da 34ª Edição da Exposição Estadual do Rio de Janeiro, a busca da ACCMMERJ é sempre pelo desenvolvimento ainda maior do evento. Ele adianta que no restante do ano de 2019, além da intensificação da divulgação e de novos eventos, com o incentivo ao esporte e, principalmente, às provas sociais. “As provas sociais foi um dos pontos altos do evento contando cinco categorias julgadas, uma excelente premiação e uma adesão muito grande.”