Em nossa capa desta edição estampamos três éguas de destaque do trabalho de seleção vitorioso do Haras da Pil, Fabulosa Mark, Fantasia da Pil, Cruzília da Pil.
Leia maisTudo começou aproximadamente há 4 anos atrás, foi em busca de um espaço próximo da cidade de Pequi/MG para guardar seu helicóptero, que devido ao seu trabalho frequentava muito essa cidade e pousava em um campo de futebol, onde a população se incomodava.
E então comecei a procurar um terreno nesta cidade, onde me deparei com uma propriedade rural, rica em água e área verde. Com essa compra do imóvel acabei comprando alguns gados e uns cavalos de sela, para cavalgada com meus filhos.
Percorrer a cavalo de 30 a 40 quilômetros por dia, passando por paisagens deslumbrantes, com cânions de tirar o fôlego, em uma região que preserva a cultura campeira e as memórias dos antepassados, foram os atrativos necessários que levaram um grupo de 11 casais de criadores da raça de sul de Minas Gerais a terras gaúchas, entre os dias 6 e 13 de abril de 2024.
“A gente já fez cavalgadas em várias regiões do Brasil, como Rio de Janeiro, Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Mato Grosso do Sul, muitas dentro de Minas Gerais”, nos conta Pacheco, que faz parte do grupo de cavalgadas.
Aconteceram, simultaneamente, nos dias 26 e 27 de abril, o Elfar Fest, copa de Marcha e Shopping de animais do Haras Elfar. Dois dias muito agradáveis na Fazenda e Haras Elfar – Lavras MG, onde os criadores e apaixonados pela raça puderam além de participar e assistir a copa de Marcha, realizar bons negócios em adquirir a genética campeã do Haras Elfar.
Leia maisNo universo do Mangalarga Marchador é Lucas Luxúria. Desde os 10 anos de idade envolvido com a criação de cavalos, tem passagem por importantes criatórios do Mangalarga Marchador.
Lucas Luxúria, como é mais conhecido dentro da raça, começou cedo a se envolver com cavalos e com o tempo foi adquirindo conhecimento com passagem por grandes Haras da Raça, como o Haras Yuri, e como gerente do Haras da Pil – Sete Lagoas/MG. Com apenas cinco anos à frente do plantel conseguiu resultados surpreendentes, mostrando que o trabalho sério, dedicado e em equipe fazem o sucesso de uma criação.
As paixões de um cavaleiro Campeão Nacional. Convívio, família e trabalho. A base que forma um Peão Campeão.
O Mangalarga Marchador e o convívio com a família preenchem o coração de Jeferson Henrique Silva – mais conhecido como Jefinho na raça.
Trabalho vitorioso dentro da raça Mangalarga Marchador
São vários títulos nacionais conquistados, proprietário de CTE em Rio Manso/MG e juiz de Campeonatos de Poeiras, essa é a trajetória de Júlio Andrade, até aqui!
O presente estudo visou realizar revisão de literatura sobre a importância de medidas morfométricas em equinos da raça Mangalarga Marchador.
Foram avaliadas: alturas de cernelha e garupa; comprimentos do corpo, da cabeça, do pescoço, do dorso-lombo, da garupa, da espádua; perímetros de tórax e canela anterior; angulações escápulo-solo, escápulo-umeral, úmero-radial, metacarpofalangena e metatarso-falangeana de equinos adultos da mesma raça.
Tem cavalos que são predestinados ao sucesso, um deles é Galante do Expoente.
De um cavalo desconhecido por muitos no início de 2010, ao título de Campeão Nacional de Marcha e de Categoria, muitos que assistiram seu campeonato já apostaram que naquele ano já seria o Campeão dos campeões de Marcha, mas quis o destino que não fosse, Galante continuou sua carreira vitoriosa em pista. Em 2011 ele voltou na expo Nacional em Belo Horizonte, para resgatar seu título o de Campeão dos Campeões Nacional de Marcha, daí para a frente com muitas histórias e feitos para contar.
Estampamos em nossa capa, Essência CRL e Catedral Recanto do Nathan, duas éguas jovens, campeãs de pista e de genética extraordinária, que representam o trabalho de seleção do Haras MR2 – Sete Lagoas MG. Ambas credenciadas para disputar um título na Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, no Parque da Gameleira – BH, em julho de 2023.
Leia maisOs Irmãos Roberto e Ana Paula Corrêa estão à frente do Haras da Pil em Sete Lagoas MG, com uma estrutura arrojada e animais de ponta em apenas 8 anos de criação conseguiram emplacar vários campeões nacionais, projetando o haras da Pil a nível nacional.
A principal motivação pela escolha da raça Mangalarga Marchador, foi a ligação com o campo desde criança, e pela docilidade, conforto e aplicação funcional na fazenda.
O presente estudo visou realizar revisão de literatura sobre a importância de medidas morfométricas em equinos da raça Mangalarga Marchador.
Foram avaliadas: alturas de cernelha e garupa; comprimentos do corpo, da cabeça, do pescoço, do dorso-lombo, da garupa, da espádua; perímetros de tórax e canela anterior; angulações escápulo-solo, escápulo-umeral, úmero-radial, metacarpofalangena e metatarso-falangeana de equinos adultos da mesma raça.
Uberlândia, cidade do triângulo mineiro, foi a sede do CBM - Campeonato Brasileiro de Marcha Batida 2022, realizado no Parque de Exposições CAMARU no período de 2 a 6 de novembro de 2022, 5 dias de intensa programação que também contou com uma exposição especializada da raça.
Contou com a participação em julgamento de 492 animais provindos de criatórios da raça de 14 estados da federação, se tornando na grande festa da marcha, fechando o ano com o julgamento de grandes nomes da marcha batida da atualidade.
O CTE de Cleyton Alvim, tem conseguido resultados expressivos nos principais eventos da raça Mangalarga Marchador.
Com trabalho focado principalmente em dois pilares, Cleyton preza pela simplicidade e naturalidade na conduta com os animais, sejam de sua propriedade ou de clientes.
O Brasil é o segundo país no mundo que mais utiliza transporte de sêmen equino, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A grande facilitação está na possibilidade de coletar e processar o sêmen num local e transportá-lo a diferentes localidades para inseminação de éguas.
Eliminando custos e o estresse associado ao envio de éguas até o garanhão ou vice-versa.
O título de 3º Melhor Apresentador na Exposição Nacional do Mangalarga Marchador de 2022, foi a coroação do trabalho árduo e de um longo caminho percorrido dentro da raça. Nascido no município Ferros, no interior de Minas Gerais, Tiago Freitas, atualmente apresentador do Haras VJR, Pequi/MG, tem uma trajetória de sucesso na raça Mangalarga Marchador.
Tiago deu os primeiros passos para se tornar um dos principais peões do país no Haras Sarimar, em sua terra natal, Ferros MG. “Eu tinha 15 anos na época, meu pai, Osmar, era peão e eu ajudava. Aprendi a montar na minha cidade, mas apenas apresentava uns animais nas categorias mirins”, lembra.
São mais de 30 anos dedicados à raça que ele conheceu no final dos anos 80, no Município de Rio Manso, região metropolitana de Belo Horizonte, sua cidade de nascimento. “Meu pai tinha uns cavalos comuns e um vizinho de propriedade começou a criar Mangalarga Marchador, foi aí que comecei a ter contato.”
O Haras saiu de Rio Manso, transferiu-se para Esmeraldas e Beto deixou a paixão pelo cavalo falar mais alto e seguiu os mesmos passos do criatório. “Surgiu a oportunidade de ser tratador e comecei, de fato, a trabalhar no manejo, ter mais conhecimento da raça e me aperfeiçoar.”
A cavalgada anual do Haras Pandania completou 10 anos e aproveitou para comemorar o aniversário de 45 anos de Bernardo Bório, titular do Haras Padania e 20 anos de criação da raça Mangalarga Marchador.
Sempre com um roteiro bacana na região sul do Brasil, este ano com sabor especial não poderia ser diferente, a cavalgada que aconteceu no período de 21 a 27 de outubro de 2022, portanto, 7 dias de festa e 4 dias de cavalgada, saiu São Luiz do Purunã até a chegada em Lapa/PR.
Evento mais uma vez promovido pelo Criatório Nova Alcateia e organizado por Paulo Lôbo, o II Leilão Nova Alcateia entra para a história da Equideocultura Nacional. Uma impressionante cifra de R$ 21,907 milhões foi o resultado do faturamento da Segunda edição do Leilão Nova Alcateia, organizado pelo Empreendedor Paulo Lôbo, entre os dias 25 e 27 de janeiro de 2024 na Fazenda Querença em Inhaúma (MG).
Estampamos no Pedigree do Mês desta edição, o Campeão de Progênie e garanhão Número 1 da raça do Ranking Parcial de Reprodutores 2023, Estanho de Alcateia.
Um dos mais valorizados reprodutores da atualidade, 11 sócios fazem parte de seu condomínio, Haras Bavária, Mtostes, Porteira Azul, Faraco, VJR, TJ Bambuí, Conforto, Califa Guaritá, R3, Aurora e San Genaro, até o momento...