Tem cavalos que são predestinados ao sucesso, um deles é Galante do Expoente.
De um cavalo desconhecido por muitos no início de 2010, ao título de Campeão Nacional de Marcha e de Categoria, muitos que assistiram seu campeonato já apostaram que naquele ano já seria o Campeão dos campeões de Marcha, mas quis o destino que não fosse, Galante continuou sua carreira vitoriosa em pista. Em 2011 ele voltou na expo Nacional em Belo Horizonte, para resgatar seu título o de Campeão dos Campeões Nacional de Marcha, daí para a frente com muitas histórias e feitos para contar.
Estampamos no Pedigree do Mês desta edição, o Campeão de Progênie e garanhão Número 1 da raça do Ranking Parcial de Reprodutores 2023, Estanho de Alcateia.
Um dos mais valorizados reprodutores da atualidade, 11 sócios fazem parte de seu condomínio, Haras Bavária, Mtostes, Porteira Azul, Faraco, VJR, TJ Bambuí, Conforto, Califa Guaritá, R3, Aurora e San Genaro, até o momento...
Elfo do Porto Azul, 9 anos consecutivos o melhor reprodutor do Ranking Nacional da Marcha Picada.
Quando se fala de Elfo seus números são superlativos, mais de 2.800 filhos registrados na raça, 85 títulos de raça e marcha, sendo; diversas vezes campeão Nacional Progênie de pai, Grande Campeão Nacional da Raça e Campeão dos Campeões Nacional de Marcha 2008, no ranking de reprodutores de 2022 fez 20.844 pontos enquanto o 2º colocado fez 4.000 pontos, muito distante, ou seja, falar de Marcha Picada na atualidade é muito difícil sem citar Elfo do Porto Azul.
Akron é fruto do acasalamento de excelentes animais de sela, que a Edú sempre primou em ter para cavalgadas e na lida da fazenda.
Seu pai Madrigal Narciso, cavalo fechado no sangue de Traituba Aviso, que usamos em toda nossa tropa na época, sua mãe a excepcional Lislie Edú (Executivo lobos x Bailarina lobos), égua de confiança de nosso criatório, que foi consagrada como Campeã Nacional de Marcha, produzindo diversos campeões nacionais.
Sua história começa quando vendemos Lislie Edú para o Haras Morro Redondo de Airton Machado de Sete Lagoas/MG e seguramos a barriga com prenhes de Madrigal Narciso por acreditarmos no produto. Quando nasceu o produto lá no Haras Morro Redondo, Airton nos ligou avisando que tinha nascido um macho e demonstrou interesse em comprá-lo, a pedida não o agradou, portanto, ficamos com o potro porque sabíamos o quanto era valiosa a produção da Lislie para nossa seleção.
Haity Caxambuense, podemos afirmar que é o principal patriarca da marcha picada dentro do Mangalarga Marchador.
Garanhão fechado na tradicional linhagem JB, (Quartel JB x Sota JB) da pelagem negra e genuíno de marcha Picada.
Estampamos em nosso pedigree do Mês, um dos pilares do moderno Mangalarga Marchador, o grande reprodutor, Pavão do Morro Queimado, garanhão que fez a base do criatório Alcatéia e produziu diversos Campeões Nacionais.
Nesta edição de aniversário de 1 ano da Revista Raça, destacamos o excepcional garanhão da Raça – Trilho da Zizica.
Leia maisEnaltecemos no pedigree do Mês na 3ª edição de Raça Marchador, o grande raçador Fator da Cavarú-retã.
Lótus da Catimba foi o escolhido como Pedigree do Mês para esta 2ª edição da Revista Raça Marchador por vários fatores que o consagraram como um dos melhores cavalos da atualidade.
Um cavalo completo; Genética inquestionável, conquistas em pistas, consagrado com o título máximo de Campeão dos Campeões Nacional de Marcha e pai de diversos filhos campeões Nacionais.
Nosso pedigree do mês é Favacho Diamante. Escolhemos Diamante por para ser o primeiro por vários motivos, mas o principal um garanhão com 28 anos de idade e ainda vivo é um cavalo que figura como um dos melhores reprodutores do ranking Nacional por mais de duas décadas, produzindo campeões Nacionais e pais de campeões do Quilate de: Reitora Elfar, Kamikaze do Mzc, Quebruto Elfar e Quixara Elfar entre tantos outros.
Leia mais