Inauguração do novo Haras em setembro com grande leilão.
Há 20 anos o advogado Bruno Reis fundou o criatório TJ Bambuí, uma paixão cultivada na infância que se transformou em seleção da raça Mangalarga Marchador. Da junção das iniciais do nome de um primo/irmão, Tácito Júnior, falecido a 20 anos, ou seja no ano do início do criatório, vítima de câncer, e da cidade natal surgiu o nome TJ Bambuí. “Assim que me formei em Direito, dei início ao trabalho de criação, sempre com o apoio do meu pai, Carlos Figueiredo.”
Bruno explica que, ao longo de duas décadas, o trabalho de criação passou por várias transformações, sempre visando a evolução do plantel. A primeira virada de chave, segundo ele, veio aos 7/8 anos, com a compra de animais do Haras Elfar, em Lavras, no Sul de Minas. “Eu faço um agradecimento especial ao amigo Magdi Shaat que me possibilitou compartilhar de genética de marcha com éguas filhas do Favacho Estanho, Agadez do Quociente, Favacho Diamante, filhas da Favacho Escala, que tenho até hoje deste sangue em meu plantel”.
REDUÇÃO DO PLANTEL E CHEGADA DE UM ASTRO
A segunda virada de chave nos rumos da criação veio com uma seleção rígida dos animais do criatório, com os amigos Ditão e Jorginho, principalmente, as doadoras.”Eu transformei minhas doadoras em matrizes e, depois, vendi as minhas matrizes, ficando com um número reduzido de animais”.
A partir daí, a busca foi por marchadores de genética e indivíduos de ponta para dar sequência ao trabalho. O primeiro passo foi a aquisição de Estanho de Alcateia, garanhão consagrado na raça, o que direcionou as atenções para as doadoras. “Eu procurei por doadoras que deram certo em acasalamento com o Estanho, então, pensei no Palhaço Porteira Azul e tive a oportunidade de adquirir a sua mãe Quixara Elfar, pensei no Esteio de Três Corações e consegui adquirir a Asa Branca de Três Corações, Fajardo do Timbó, compramos a Devassa Lua de Prata
e assim por diante, como outras doadoras de ponta, Ocupada de Alcatéia, Gema Caballero do Cardeal, Xavantina Bela Cruz, Oficina Pontal, Uranita do Porto Palmeira, Morena L2 e algumas doadoras Três Corações (Exclusiva, Clarice, Lambada, Irônica, Juíza) e em seguida os garanhões Titânio Porteira Azul, Palhaço Porteira Azul, Holofote de Três Corações e agora Império da Agrotexas. E enfatiza “aproveito para agradecer também os amigos Ronaldo Tavares, Paulinho Lobo e Julinho “Porteira Azul”, os quais, além do Elfar, me cederam essa fabulosa genética de marcha citada acima.
SAÍDA DA TERRA NATAL
Outro ponto destacado na trajetória de criação é a mudança de local para Pará de Minas/MG. Em 2024, o TJ Bambuí manteve o nome, mas trocou de cidade. Agora, sob a gerência de Eduardo Bezerra, o Duca, com ampla experiência na raça, o criatório fica apenas 80 quilômetros de Belo Horizonte, isto se torna muito importante ficar perto da capital da raça. “Me apresentaram o local, em Pará de Minas, que era o criatório da raça Haflinger, do senhor Emil Ritz, eu me encantei e tive a oportunidade de adquirir”.
O Haras conta com estrutura arrojada, com mais de 80 baias de alvenaria, espaços específicos para potros e potras, selaria e até um local para fabricação de ferraduras, além de uma linda pista coberta, que facilita em muito o manejo. “Posso dizer que fui abençoado por Deus em conhecer e neste lugar maravilhoso poder instalar o meu criatório”.
COROAÇÃO DO TRABALHO DE SELEÇÃO
Para marcar a história de duas décadas de criação e seleção, o TJ Bambuí vai realizar, pela primeira vez, um leilão presencial com um timaço escalado para os remates, não só na qualidade dos animais, mas também nas equipes de vendas, assessorias e leiloeiras trabalhando em conjunto para o sucesso do evento.
Este grande leilão TJ Bambuí vai ser realizado de 16 a 20 de setembro, uma oportunidade para amigos, criadores, expositores e profissionais da raça conhecerem as novas instalações e fazerem bons negócios. “Vai ser uma grande festa de inauguração desse novo tempo, novo momento do haras, e que coincidiu com o aniversário de 20 anos do TJ Bambuí, estamos contando com dezenas de amigos como convidados participando e cedendo genética e indivíduos de ponta para nosso evento comemorativo e tão especial.
Por fim, Bruno fala, “gostaria de agradecer aos meus pais, minha esposa e filhos, toda família TJ, equipe do Haras, hoje liderada pelo valoroso amigo e gerente Eduardo Bezerra que muito veio para agregar em nosso criatório. E mandar um grande abraço em todos os amigos, ao Eduardo Venturoli e Caio Franco da Raça Marchador pela parceria e oportunidade, assim como aos assessores e parceiros unidos pelo sucesso desse grande evento que se avizinha”.









