HARAS VJR | REVISTA RAÇA MARCHADOR

HARAS VJR

HARAS EM DESTAQUE

HARAS VJR

HARAS VJR

Com pouco tempo de criação já se torna referência na seleção da raça.

Tudo começou aproximadamente há 4 anos atrás, foi em busca de um espaço próximo da cidade de Pequi/MG para guardar seu helicóptero, que devido ao seu trabalho frequentava muito essa cidade e pousava em um campo de futebol, onde a população se incomodava.

 E então comecei a procurar um terreno nesta cidade, onde me deparei com uma propriedade rural, rica em água e área verde. Com essa compra do imóvel acabei comprando alguns gados e uns cavalos de sela, para cavalgada com meus filhos.

Na procura destes cavalos, encontrei a raça Mangalarga Marchador, alguns que eram registrados, que fez com que me tornasse sócio da ABCCMM.

Como gostamos muito de competição, procuramos profissionais para iniciar as provas de pista, no caminho fiz muitas amizades na raça, pessoas que foram influenciando que quando fui perceber já havia adquirido aproximadamente 30 embriões e alguns animais de pista, onde começou a nascer um projeto para construção de um haras e sonho. Mas, como a raça possui muitas pessoas também de coração ruim, que pensa apenas em ter vantagem, dos 30 embriões todos nasceram machos e alguns até mesmo mortos. Um belo dia cheguei na porta do pavilhão do haras, que possui 20 baias, juntamente com um consultor da raça e fiz uma pergunta a ele: “E esses bichos aí?” Ele me respondeu: “Tem que vender tudo, nada serve pra pista!”. Aí perguntei novamente, indignado: “Nada mesmo?”. Ele disse: “Nada!”. Foi aí que a ficha caiu! Perguntei a ele: “Mas pelo menos recuperamos o capital investido?” Ele me disse: “Você irá apurar somente 20% a 30% do investimento!”. Foi nesse momento em que ali no canto do olho saiu uma lágrima, e então comecei a avaliar sobre as pessoas com quem andava e confiava. Comecei a me apaixonar pela raça e estudar estratégias de “consertar” o que já havia feito, contratei um assessor e falei com ele: “Vamos vender tudo e começar do zero!”. Vendemos tudo, apurei 20% do capital investido, e ali nascia um novo sonho, de recomeçar na raça.

DISPOSTO A INICIAR UM PROJETO DO ZERO

Adquirimos uma cota do grande Estanho de Alcateia, onde queríamos iniciar uma base com esse sangue, que julgo o melhor reprodutor da raça. Tivemos a felicidade em adquirir uma Campeã das Campeãs Brasileira de Marcha de 2023. Para fechar o projeto e começar a dar certo, faltava o piloto disso tudo, e fomos atrás de vários peões, só que Deus tinha preparado o melhor para nós, chegamos a acertar com um peão renomado, mas, depois de acertado ele desistiu, pois Deus já havia preparado algo diferenciado para nós, então surgiu nome do Tiago Freitas, (Tiaguinho), que graças a Deus nos trouxe seu conhecimento e profissionalismo. Com ajuda dele começamos a ir atrás de éguas, decidi que somente o Tiago escolhe as compras realizadas pelo haras, ele escolhe, vai conhecer o animal, ver, e então adquirimos. E assim o sucesso começou, ganhamos títulos, juntamente com um propósito de Deus, iniciou a nossa primeira Exposição Nacional de 2023, onde levamos para pista 7 animais e os 7 subiram à rampa, cada um em sua categoria, dando mais visibilidade ao Haras.

A construção do Haras foi concebida com o objetivo de integrar estrutura moderna e eficiente para criação de cavalos, como também um local para receber os amigos e criadores.

Neste cenário foi formado o complexo do Haras VJR, que é composto de baias amplas e confortáveis, escritório, área de manejo, selaria, laboratório completo para a reprodução, pista de apresentação, pista de treinamento, redondel coberto, piscina, esteira, tudo isso para facilitar o desenvolvimento dos animais.

A seleção do Haras VJR tem como base éguas de ponta com a melhor genética da atualidade, várias delas Campeãs Nacionais, como: Revolta Tandy, Raiz de San Genaro, Praiana da Siriema, Ternura Porteira Azul, Oba Oba Fênix, Framboesa Meaípe, Havana Haras Casa Moderna, Brilhantina TE EAO, Quadrilha Passarela, e a queridinha do Haras, Guerreira da Mylla, entre outras.

Os garanhões escolhidos pela sua genética e performance são, além de Estanho de Alcateia, os campeões: Holofote de Três Corações, Vitorino EAO, Kaiser da Campo Verde, entre outros.

 E assim, hoje com a estrutura pronta, os animais e sua equipe integrada o Haras VJR, figura entre um dos melhores expositores da raça Mangalarga Marchador, recebemos diversas premiações no ano passado.

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 11

Página 0 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5