Exposição Herdeiros da raça 2019 completa 30 anos com muito para comemorar | REVISTA RAÇA MARCHADOR

Exposição Herdeiros da raça 2019 completa 30 anos com muito para comemorar

EVENTOS

Exposição Herdeiros da raça 2019 completa 30 anos com muito para comemorar

Exposição Herdeiros da raça 2019 completa 30 anos com muito para comemorar

Principal evento do calendário do Núcleo dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador da Grande BH, a Herdeiros da Raça, realizada no mês de abril, no Parque de Exposições da Gameleira bateu recorde de animais inscritos. A 30ª edição contou com 317 animais para julgamento e quase 400 animais no total contando a tropa de Leilão e Esporte.

O evento também primou pela organização atraindo para o restaurante montado no Parque da Gameleira um dos principais buffets de Belo Horizonte, aliado a um centro de entretenimento, praça de alimentação, galpões e um parque de diversões que agitou os milhares de visitantes, durante os quatro dias de exposição. 

De acordo com o Diretor Administrativo do Núcleo da Grande BH, Rafael Moreira, organizar uma exposição desse quilate exige dedicação e exige muito trabalho. Ele ressalta, no entanto, que é uma honra fazer com que a Herdeiros da Raça retome os patamares de anos atrás. A inscrição de mais de 300 animais foi um surpresa positiva. “A meta de ter 300 animais aqui dentro foi colocada e a gente teve que correr atrás dela. Mas é claro que superar essa meta com quase 400 animais entre julgamentos, provas esportivas e Leilão foi para nós uma grata surpresa.”

Rafael Moreira reconhece que o sucesso da exposição só foi possível por causa do amparo e apoio de todos os criadores. Os números da Herdeiros da Raça 2019, segundo Rafael é uma motivação para os próximos eventos. “Nós da diretoria do Núcleo da Grande BH estamos muito motivados a seguir com os eventos dessa gestão de forma brilhante, manter esse nível e crescer ainda mais.”

Sucesso em meio a dificuldades

Para o atual Presidente do Núcleo da Grande BH, Yuri Semansky Engler, apesar do pouco tempo de atuação da nova diretoria à frente do Núcleo, a Herdeiros da Raça superou as expetativas. Mas foi preciso muito esforço para que o grande público que prestigiou a exposição não percebesse as dificuldades enfrentadas. “Conseguir dinheiro e os recursos necessários é muito difícil para realização de um evento deste quilate no parque de exposições da gameleira.”

Yuri destaca que a Herdeiros da Raça foi realizada com 10 pavilhões do Parque interditados. “A gente ama a Gameleira, mas o parque está abandonado pelo estado. Sucateado, mal cuidado e o governo novo pegou agora, mas ainda não deu conta de fazer nada. E com um custo altíssimo de água, luz e limpeza, porque o parque é muito grande, fizemos o possível para fazer esse grande evento e graças a Deus e com a colaboração de todos conseguiu alcançar todos os objetivos propostos.” 

A Herdeiros da Raça também movimentou as redes sociais e a internet. De acordo com Yuri Engler, foram milhares de visualizações e participações durante a transmissão ao vivo pela rede mundial de computadores que contou com transmissão ao vivo realizada pelo site da netmarchador.com.br com comentários e muita interação. “Foram quase mil pessoas recebendo por grupos de whatsapp os resultados e acompanhando ao vivo o que é muito legal,” reforça Yuri.

Comandando o Núcleo da Grande BH pela segunda vez, Yuri Engler espera não só manter, como também aprimorar o nível dos eventos realizados pelo Núcleo. A ideia, segundo Yuri Engler, é fazer eventos que tenham qualidade de animais na parte técnica, mas também agregar valor.  Uma novidade é a mudança de formato do Inter fazendas. “Ele agora não vai mais terminar no Parque, durante a Herdeiros e sim ter um circuito anual ao vai mais terminar no Parque, durante a Herdeiros e sim ter um circuito anual,” revela. 

O presidente do Núcleo da Grande BH ressalta que a principal dificuldade para incrementar os eventos é o calendário. “A gente tem vontade de fazer cursos e eventos que já ocorrem no sul de Minas, como o Marcha e Prosa, e adaptá-los para nossa região, mas o calendário é muito apertado.” Yuri Engler pontua, no entanto, que o importante não é número de eventos. “Não adianta fazer centenas de eventos se não tiver qualidade.”

Ampliar o número de associados também é um dos principais objetivos da nova gestão do Núcleo da Grande BH que conta hoje com mais de 500 sócios. “Nós vamos fazer uma rede de descontos, tem vantagens e a gente quer que as pessoas procurem o Núcleo porque criar cavalo não é fácil, principalmente para quem tá começando. Queremos estar juntos e encontrar as soluções adequadas para todo mundo,” garante Yuri.  

Leilão Yuri na Herdeiros

O ponto alto da edição da Herdeiros foi sem dúvida a realização da 22ª Edição do Leilão Yuri, um leilão anual que contou com dois grandes remates, sendo, um leilão de embriões e outro de animais que movimentaram em valor de vendas R$ 5.875.000 com a venda de vários animais por valores expressivos mostrando a qualidade da seleção. Segundo o promotor Yuri Engler “É um leilão que todo mundo abraça, a gente gosta do parque gameleira, a tropa de excelente qualidade e a venda e o sucesso do evento é o resultado disso tudo.”. 

Apesar do sucesso do evento, fazer o Leilão Yuri, no Parque da Gameleira, durante a Expo Herdeiros não foi ideia do anfitrião. A transferência de Sete Lagoas onde foram realizados os últimos remates para Belo Horizonte foi proposta pelo vice-presidente do Núcleo Grande BH. “O Flavinho Gutierrez me cobrou: porque que você não faz o Leilão na Herdeiros? Então acertamos com a Associação Brasileira e fiz o Leilão também com este objetivo de agregar valor a esta exposição que completa 30 anos de existência.”

 

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 1

Página 0 Página 1 Página 2 Página 3