O alto nível técnico dos animais que entraram em pista da XI Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Barbacena, que aconteceu entre os dias 10 a 13 de abril, foi muita disputada e tornou mais difícil a missão dos juízes de provas, pois tiveram que ter um olhar muito mais apurado para definirem os primeiros colocados.
O Parque de Exposições de Barbacena se transformou numa grande vitrine da raça. E a pista num palco para uma grande demonstração da raça, o que faz da Exposição de Barbacena uma das mais esperadas, pois é um termômetro de como serão as disputas nacionais.
Este ano, 131 animais estiveram em pista nos julgamentos de morfologia, provas funcionais e de marcha. Na parte esportiva 20 animais entraram na disputa, dando um show de adrenalina e adestramento. Uma parte da programação que atrai muito o olhar das pessoas, pois é mais uma habilidade de classe do Marchador que dá um espetáculo de movimento. Um evento que reuniu no Parque animais de diversos estados do Brasil.
E como é tradição da Exposição, na noite da sexta-feira, 12 aconteceu uma animada confraternização entre todos os envolvidos no evento. Um momento de prosa, regado a muita música ao vivo. A décima primeira edição, mais uma organização do Núcleo Campos das Vertentes do Mangarga Marchador - NUCAVE, que tem à frente como presidente Janete Campos, teve toda sua estrutura funcional moldada a importantes parcerias que permitiu a promoção deste fundamental evento para toda a região, pois além de fomentar mais ainda a raça, eleva a economia do município nos dias de sua realização.