Caxambu, sul de Minas Gerais, mais uma vez sediou o CBM – Campeonato Brasileiro de Marcha Batida, o mais importante evento da marcha fora a expo Nacional, que este ano aconteceu no período de 11 a 16 de novembro no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade.
Com uma infraestrutura de ponta que contou com pistas cobertas, camarotes e vila gastronômica com bares, restaurantes e shows, investimento da ABCCMM para recepcionar criadores de todas as partes do Brasil, com a participação de mais de 500 animais em pista para julgamento.
Com uma estrutura desta só poderia atrair grande público que lotaram as arquibancadas do evento para assistir os campeonatos durante todos os dias, mostrando mais uma vez a pujança da raça.
Após uma semana de disputas intensas e emocionantes, a expectativa pelos nomes dos Grandes Campeões que voltariam para casa com os títulos máximos do 33º Campeonato Brasileiro de Marcha Batida e da 41ª Especializada da Sociedade Rural do Sul de Minas tomou conta do público presente no Parque de Exposições José Bráulio Junqueira de Andrade.
E sob o olhar atento dos espectadores e principalmente dos árbitros, os animais Campeões e Reservados Campeões das 14 categorias sendo 7 de machos e 7 de fêmeas, disputaram o último campeonato do CBM Zel Café Caxambu 2019.
Deste seleto grupo, saíram os Cavalos e Éguas, Campeões e Reservados Campeões dos Campeões de Marcha do Ano Hípico 2018/2019. São eles:
Cavalo - Marcha Batida
Campeão: Nobre Trilha Real de Mascan
Expositor – José Francisco Canepa – Haras Mascan
Reservado Campeão: Orgulho do Cantagallo
Expositor – José Mateus Lara - Haras Recanto da Fé
1º Prêmio – Textor Elegante
Expositor – Marcelo Fleck – Haras Textor
Égua - Marcha Batida
Campeã: Lindeza Legião da Marcha
Expositor – Adão Andrade – Haras Santa Vitória
Reservada Campeã: Marquesa Acauã
Expositor - MARCIANO ALVES DE OLIVEIRA - Fazenda Fryside
1º Prêmio – Capitu da Morada Nova
Exposito – Cristiana Gutierrez – Haras Morada Nova