Não poderia ter sido melhor a celebração dos 70 anos da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador. A 38ª edição da Exposição Nacional quebrou todos os recordes, deixando claro porque é a maior festa de equinos da América Latina.
Foram mais de 1600 animais inscritos, quase 500 expositores de 15 estados brasileiros. A exposição contou com as presenças do governador de Minas Gerais Romeu Zema, da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Corrêa, além de outras autoridades e personalidades que foram prestigiar o evento.
Durante 12 dias, mais de 220 mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte e puderam apreciar o melhor que a nossa raça pode proporcionar. Animais de altíssimo nível deram um verdadeiro espetáculo nas pistas da Gameleira, levando ao delírio o público presente na Nacional.
A 38ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador também demonstrou a potência da raça em volume de negócios realizados durante o evento. Leilões e vendas diretas movimentaram aproximadamente 25 milhões de reais. O Mangalarga Marchador também deu show de solidariedade com mais de R$ 1,5 milhão de reais arrecadados no Leilão - Marchadores pela Vida.
De acordo com o Presidente da ABCCMM, Daniel Borja o sucesso da Nacional foi uma demonstração de união da Associação, funcionários, criadores, expositores e de todas as empresas parceiras que chancelam a raça. “Foram 12 dias de festa no Parque de Exposições da Gameleira. De estrutura arrojada para comportar a magnitude do evento, da equitação à gastronomia, e a gente fica feliz em ver que o trabalho e a dedicação dão resultado. Foram quatro meses de trabalho e Deus abençoou que, nos 70 anos da Associação, nós tivemos a oportunidade de fazer um grande evento,” celebra.
Evolução nos últimos anos
Para o presidente da ABCCMM, as mudanças na estrutura da principal exposição da raça fizeram o evento ter, realmente, um caráter nacional. “O nosso diferencial foi ter transformado uma exposição nacional que existia, e que todo ano resultava em prejuízo, para um grande evento próspero que agrega não só Belo Horizonte, como o Brasil inteiro,” afirma Daniel Borja.
Daniel ressalta que, ao priorizar a infraestrutura, as empresas passaram a procurar, cada vez mais, a Associação em busca de parcerias, o que tornou a Nacional um evento com sucesso de público e de negócios. “As empresas que têm parceria com a Associação estão fazendo fila para fazer novamente o evento que é extremamente positivo. Uma empresa de veterinária, por exemplo, vem e quebra todos os recordes de venda. E se os parceiros voltam no ano seguinte, é porque estão tendo lucro e a garantia de resultado. É tudo isto que faz o evento melhorar e a raça crescer.”
Possibilidade de ampliação
Durante os 12 dias da Copa do Mundo do Mangalarga Marchador, há espaço para tudo. Gastronomia, shows, leilões, solidariedade e, claro, para os grandes campeonatos da raça, que deixam o público hipnotizado na pista do Parque da Gameleira. São tantas atrações e variedades que não se vê o tempo passar e, quando nos damos conta, já se foi mais uma Nacional. Em 2019 já houve mudança em alguns julgamentos e uma possibilidade, levantada em conversas preliminares na ABCCMM, vai deixar os fãs do Mangalarga Marchador ainda mais animados.
O presidente Daniel Borja admite a possibilidade de ampliar a Nacional. “Esse ano a gente entendeu que o evento cresceu demais e algumas provas têm acabado muito tarde após a meia noite. Fazer os grandes campeonatos da raça jovem um dia antes já foi muito bom, outra ideia que surgiu num bate-papo na Associação é que, no ano que vem, a gente estenda para um, dois ou até três dias a mais para que os eventos acabem, no máximo às 23 horas, porque é um horário que todo mundo ainda está no parque curtindo e não fica tarde demais e cansativo.”
Outro motivo importante para a ampliação da Nacional, segundo Daniel Borja, é a valorização das provas sociais. O presidente enfatiza que elas são um dos grandes sucessos da Nacional, porque reúnem a família Mangalarga Marchador. “É quando a família dos criadores participam com os filhos, a esposa, os cavaleiros, as amazonas, um evento maravilhoso de assistir e a gente quer dar pra ele um certo glamour,” destaca o presidente da ABCCMM.
Revista Raça Marchador faz lançamento de mais uma edição
A Nacional 2019 também foi palco do lançamento da 2ª edição da Revista Raça Marchador, a mais nova publicação voltada para a raça. Apesar de recente, Raça Marchador já demonstra que, além de prestígio e credibilidade, também é pé-quente.
A edição lançada durante a Nacional estampou, em sua capa, nada mais nada menos que Comandante Elfar, cavalo que encantou a todos na Gameleira, sagrando-se Campeão dos Campeões Nacional de Marcha. Além disso, a revista trouxe uma entrevista com Cristiana e Flávio Gutierrez, titulares do Haras Morada nova que levou o bicampeonato de melhor criador/expositor Nacional.
No Parque da Gameleira foram realizados dois lançamentos. O primeiro no estande do Condomínio Aretê Búzios, que acolheu a equipe da Revista Raça Marchador durante todo o período do evento, contando com a presença de criadores e da Diretoria da ABCCMM e personalidades.
O Segundo foi Na Alameda dos Núcleos, no estande conjunto dos Núcleo das Gerais (Região de Curvelo), Juiz de Fora, Montes Claros, Salinas, numa grande festa com criadores e expositores regada a muito chopp, cachaça e música boa, ao som da Banda da Cantora Nolly e também do Cantor e compositor Ricardo Victor.
E agora, com lançamento no CBM/Caxambu em Novembro, a Revista Raça Marchador se consolida em edições impressa e digital com um dos principais veículos de comunicação dirigida da raça Mangalarga Marchador.

 
												















