COPAS DE MARCHA APRESENTAM UMA CRESCENTE EM NÚMERO DE EVENTOS DA RAÇA | REVISTA RAÇA MARCHADOR

COPAS DE MARCHA APRESENTAM UMA CRESCENTE EM NÚMERO DE EVENTOS DA RAÇA

EVENTOS

COPAS DE MARCHA APRESENTAM UMA CRESCENTE EM NÚMERO DE EVENTOS DA RAÇA

COPAS DE MARCHA APRESENTAM UMA CRESCENTE EM NÚMERO DE EVENTOS DA RAÇA

Quais os motivos desta crescente dos concursos de marcha na Raça?

Quando comparada com as outras modalidades de eventos existentes na raça Mangalarga Marchador, as Copas de Marcha possuem um valor relativamente mais baixo para a participação dos criadores, já que as mesmas ocorrem e terminam em sua maioria no mesmo dia. Isso possibilita que os criadores e expositores saiam e retornem no mesmo dia para casa, diminuindo despesas de hospedagem, diárias e outras despesas pertinentes às Exposições. Sem falar que há uma boa valorização nos animais que conquistam vitórias nas Copas de Marcha, já que a marcha é o maior patrimônio da nossa raça e isso torna esses eventos muito competitivos e atraentes para os criadores e expositores que participam desta modalidade.

Você acha que os criadores estão levando mais animais montados em eventos?

Acho que isso depende muito da cultura de cada região e também da disponibilidade de profissionais capacitados no mercado. É notório que hoje em dia, a falta de mão de obra é uma das maiores dificuldades enfrentadas em nossa raça. Temos muitos profissionais de excelência, porém esses profissionais não conseguem suprir a demanda dos criatórios existentes hoje no Mangalarga Marchador. Uma prova disso é o número crescente de CTE’s (Centros de Treinamento Equestre), mas mesmo assim, os profissionais que atuam como “puxadores”, ou seja, aqueles que trabalham os animais que ainda não estão montados são raros e isso colabora ainda mais para uma diminuição de animais não montados em exposições.

Quantos eventos anualmente são realizados oficializados pela abccmm?

É notório o crescimento da raça Mangalarga Marchador nos últimos anos e hoje são realizados mais de 250 eventos oficializados ao ano. Isso sem contar os famosos Poeirões que também acontecem por todos os cantos do país e tem sempre grande participação de Marchadores.

Nos ditos poeirões ou cavalgadas, o numero de animais da raça registrados ou não são a maioria, se sim! Por quê?

Sim, com certeza. Acho que isso se deve ao somatório do trabalho que é desenvolvido pela a ABCCMM, Núcleos, Associações Regionais e dos Criadores do cavalo Mangalarga Marchador ao longo destes 70 anos da nossa raça, mas acredito que o principal diferencial é o Cavalo Manga-larga Marchador, quem monta um MM se apaixona não só pela sua marcha, mas também pela sua índole que é para mim um ponto muito forte a favor da nossa raça. 

As copas de marcha você enxerga como uma grande porta de entrada para a raça?

Tenho notado a presença de muitos participantes que estão a pouco tem na raça. Muitos deles têm como hobby, frequentar esses eventos que são cada dia mais agradáveis e estruturados para receber os envolvidos nesta atividade com as suas famílias. Acho que a raça tem várias modalidades de eventos que são muito atrativas e, possibilitam a entrada de novos criadores nela e as Copas de Marcha também tem proporcionado isso para a nossa raça.

A valorização dos campeões nas copas de Marcha são a mesma de exposições?

 Particularmente eu acho que devemos buscar sempre um animal completo e esse animal completo só será plenamente evidenciado em uma Exposição, porém como Sul mineiro que sou, valorizo muito a marcha, pois um animal marchador de verdade é em sua maioria bem conformados, tais fatores tem contribuído muito para a valorização cada vez maior de animais vencedores em Copas de Marcha. Costumo dizer que as Copas de Marcha são a grande porta de entrada dos animais na carreira de pista, principalmente no Sul de Minas, onde elas ocorrem com maior frequência. 

As copas de marcha são classificatórias para a nacional?

Sim. (Segundo o regulamento de eventos da ABCCMM, o qual, em seu capítulo IX (Do Credenciamento dos Animais para a Participação na Exposição Nacional da Raça) destaca no item II do Art.27, na alínea c) que, estão classificados os animais Campeões (as) e Reservados (as) Campeões (as) de Marcha em eventos exclusivos de marcha (Copas de Marcha), na modalidade de andamento em que for se inscrever, credenciando nesse caso apenas para marcha;

Quais cuidados os criadores e expositores devem observar para participar de uma Copa de Marcha?

Aqui poderíamos enumerar vários itens, vamos a eles:

1.Primeiramente conhecer as regras para a participação e inscrições dos animais nos eventos oficiais da raça, além é claro, de conhecer o que está sendo avaliado e julgado no evento. Isso pode ser encontrado no Regulamento de Eventos que é disponibilizado no site da ABCCMM.

2.Verificar se o animal que será inscrito no evento está devidamente registrado em definitivo na ABCCMM. Lembrem-se, as fêmeas deverão estar no Livro 6, machos no Livro 5 e Castrados no livro C, caso eles não estejam constando nos respectivos livros no sistema (banco de dados da ABCCMM), tais animais estarão impossibilitados de participarem de qualquer evento, já que os sistemas utilizados por nós promotores de eventos são interligados com o sistema da ABCCMM. 

3.Observar se as condições sanitárias dos animais estão de acordo com as exigências dos Promotores. Jamais deixe para a última hora para fazer os exames exigidos e as imunizações necessárias para a participação em eventos, pois chegar sem eles nos eventos poderão gerar multas, retenção dos animais para quarentena, além de impossibilitar a participação do seu animal no evento.

4.Observar se as embocaduras e os demais acessórios usados em seus animais cumprem com as regras do regulamento (Ver o Regulamento de Eventos da ABCCMM).

5.Respeitar o Art. 18 do Regulamento de Eventos, o qual diz que: “Nenhum animal poderá ser admitido no recinto do evento sem estar previamente inscrito e acompanhado de cópia do certificado de registro emitido oficialmente pela ABCCMM. Parágrafo Único - As inscrições deverão ser realizadas até o dia anterior ao início dos julgamentos.”.

Seguindo essa pequenas dicas e preparando bem os seus animais, os criadores com certeza aumentarão as chances de êxito nas Copas de Marcha.

 

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 2

Página 0 Página 1 Página 2