O Marchador nas páginas do Face com centenas de grupos exclusivos da raça | REVISTA RAÇA MARCHADOR

O Marchador nas páginas do Face com centenas de grupos exclusivos da raça

MÍDIA DO MARCHADOR

O Marchador nas páginas do Face com centenas de grupos exclusivos da raça

O Marchador nas páginas do Face com centenas de grupos exclusivos da raça

Quando um grupo de amigos criou, no início dos anos 2000, uma página na internet para os alunos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, jamais imaginariam que esse site se tornaria a maior rede social do mundo. Criado para ser um meio de comunicação entre estudantes, o Facebook tinha como diferencial adicionar informações pessoais, como status de relacionamento, o que aumentou e muito o número de visualizações.  

Com o crescente número de usuários, não demoraram a surgir os grupos, reunindo pessoas com afinidade e gostos por determinados temas e assuntos. Hoje, em 15 anos de existência, o Facebook tem mais 2 bilhões e 300 milhões de usuários em todo o planeta milhares de grupos.

Obviamente, a maior raça de cavalos da América Latina, não poderia ficar de fora desse universo. E são vários os grupos de Facebook com milhares de membros que tem como objetivo debater questões ligadas ao Mangalarga Marchador.

Nos grupos de facebook aparece de tudo. Curiosidades, fotos antigas, história da raça, os garanhões e matrizes que estão na moda e aqueles que foram os pilares da raça, além de interessados em negociar seus animais, o que tornam os grupos também verdadeiras vitrines.

Mas claro que não faltam também discussões. Assuntos e temas que fazem parte do universo do Marchador estão sempre presentes, trazendo polêmicas e muitas vezes elevando a temperatura da maior rede social do mundo.

Vale Tudo quando o assunto é o Marchador

Uma dissidência de um grupo sobre a raça Mangalarga Marchador fez surgir em 2014, o Vale Tudo Vip Marchador, que tem hoje mais de 2 mil membros. “Era administrado por um diretor da ABCCMM, mas por falta de afinidades entre alguns formadores de opinião do grupo e o administrador, o grupo acabou e resolvemos criar o Vale Tudo”, explica José Eduardo Attuy, administrador do grupo. 

Segundo ele o grupo tem o objetivo de abordar todos os assuntos relacionados ao Mangalarga Marchador. Não há restrições de assuntos ou temas, a única regra é não falar sobre vida pessoal. “A nossa ideia é falar sobre tudo o que acontece na raça, principalmente, os gargalos e problemas que temos,” destaca.

O papel de moderador, na avaliação de José Eduardo Attuy é apresentar ao grupo assuntos polêmicos. Ele pontua que o grupo “é gerador de conteúdo e os assuntos que são levados a discussão abastece outras mídias, como grupos de whatsapp.” José Eduardo ressalta ainda que faz um trabalho de pesquisa e recorre à fontes para embasar os temas.

As discussões costumam ser acaloradas e, algumas vezes, o grupo perde membros. De acordo com José Eduardo alguns membros resolvem deixar o Vale Tudo Vip Marchador após algumas divergências de pontos de vista. Ele faz questão de lembrar, no entanto, que a qualidade das discussões e assuntos tratados no grupo ecoa junto a ABCCMM. “Temos um canal aberto com a Associação e muitos amigos lá. Já houve mudanças que surgiram a partir de discussões do grupo, levadas por diretores e ninguém soube que saiu daqui.”

 

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 2

Página 0