Já dizia o Velho Guerreiro, Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica”. Em uma sociedade dominada pela tecnologia, em que as informações circulam a uma velocidade incrível e estão acessíveis em qualquer lugar e até na palma da mão, as Redes Sociais tornaram-se instrumento não só de interação entre as pessoas, como também de divulgação de notícias e uma excelente ferramentas de negócio em todos os setores.
No universo do Mangalarga Marchador não poderia ser diferente. Por meio do whatsapp, facebook, instagram, Youtube, sites e aplicativos, criadores e amantes da raça trocam informações, divulgam eventos, ficam por dentro de tudo o que acontece na raça e até fecham negócios.
Alguns perfis do Instagram têm milhares de seguidores que acompanham as novidades e, principalmente, os vídeos dos animais de olho em uma grande oportunidade de negócio.
Mercado aquecido pelas redes no Instagram
Foi pensando nisso e, principalmente, no poder de influência das redes sociais, que Nerimar Araújo decidiu criar o perfil Pura Marcha. Com quase 80 mil seguidores, ele presta consultoria aos criadores que também utilizam essas ferramentas de interatividade buscando a valorização de suas marcas, aproximando criadores e usuários e facilitando relações comerciais.
Segundo Nerimar, a velocidade na circulação das informações e a praticidade são características das redes sociais que proporcionam uma interação instantânea. Ele garante que “uma Empresa/Haras antenada nesta evolução e que dá a devida importância para estas ferramentas tecnológicas, tem um aumento natural de sua popularidade e uma relação mais próxima com o seu consumidor.”
O perfil do Instagram Notícias do Marchador se define como o maior portal da Marcha Picada dentro do Mangalarga Marchador. Criado por Paulo Ícaro Carrera Barros, conta com mais de 130 mil seguidores. Para ele, além de conectar os amantes do Mangalarga Marchador, as redes sociais atraem também os grandes investidores fomento o mercado da maior raça de equinos da América Latina.
Segundo Paulo Barros, os impactos podem ser sentidos não só no mercado ligado ao cavalo. Os resultados, segundo ele, são bem mais amplos. “As redes sociais ajudam a fomentar o mercado nacional alavancando a economia do país e isso já é uma realidade”, constata.
Brincadeira que virou negócio
Quando criou o perfil apenas para ficar por dentro das notícias da raça Lucas Almeida jamais imaginou a proporção que o Amantes do Marchador atingiria. “Tudo começou com a compra do meu primeiro marchador. Resolvi criar a página só para acompanhar as notícias da raça, sem nenhuma pretensão.”
Com o passar do tempo e o crescimento do perfil, que tem hoje mais de 215 mil seguidores no facebook e mais de 100 mil no instagram, Lucas viu a possibilidade de fazer do Amantes do Marchador uma oportunidade de negócio. “Nossa atuação hoje é fazendo divulgações, assessoria comercial na venda de animais e dos produtos da nossa marca.”
Do Marketing Político ao Marchador
Diego Evangelista sempre teve uma paixão por cavalos. Mas o trabalho com a comunicação, principalmente nas redes sociais, era voltado para o Marketing, em especial ao setor político. Paralelamente, Diego prestava assessoria ao Haras Alice, que fica em São Sebastião do Paraíso, no sudoeste de Minas Gerais.
A partir daí a paixão cresceu, em especial pelo Mangalarga Marchador, e a união pelo trabalho já realizado com o mundo do cavalo foi inevitável. Surgiu assim a página no facebook Mangalarga News. Diego explica que o início foi mais um compartilhamento de conteúdos. “Geralmente de outros geradores de notícias e informações, da própria ABCCMM.”
Depois, Diego passou a criar o próprio conteúdo para a página. “Comecei a produzir e a editar vídeos e postar na página. A partir da página fui encontrando outros apaixonados que começaram a seguir e foi um crescimento que eu não esperava.” Hoje são mais de 30 mil seguidores no facebook e mais de 12 mil no perfil do Instagram.
O objetivo, segundo Diego Evangelista, é transformar a marca em uma empresa voltada para o mercado do Mangalarga Marchador. “Pode ser através de transmissões, de produção de conteúdo e de parcerias com Haras,” analisa.
Busca do espaço próprio
Thalles Camim também é um apaixonado pelo Mangalarga Marchador. Titular do Sufixo Camim, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, o jovem de 21 anos encontrou no Instagram uma forma de exposição dos animais. “Eu sempre queria postar, enviava para os outros perfis de instagram, mas eu não conseguia que eles postassem meus animais,” lembra.
Assim, decidiu fazer a própria página no instagram mangalargamarchador1, há quase quatro anos e hoje tem quase 75 mil seguidores. O foco, segundo ele, não é obter retorno financeiro com o perfil e a página do facebook. “O meu objetivo é divulgar para os meus amigos, para as pessoas que amam o cavalo e o instagram é um meio excelente de divulgação.”
Thalles Camim concorda que o instagram é uma excelente ferramenta de impulsionamento da raça. “A cada dia a raça vertiginosamente e o instagram e as redes sociais, de uma forma geral, tem contribuído muito para isso. Minha página cresce cada dia mais impulsionada por isto”, comemora.
Diferencial na comercialização via web
De olho em um mercado cada vez mais promissor, o casal Vainer e Bárbara Fonseca decidiu investir na internet e nas redes sociais. A ideia do site surgiu, no início de 2019, a partir das atividades já desenvolvidas por Vainer na venda de animais. “O Ponto da Marcha surgiu com a proposta de ser o elo entre o comprador e o vendedor,” revela Bárbara.
Em meio a vários sites que têm o mesmo objetivo, Bárbara chama a atenção para o diferencial do site. “A gente vai aos Haras, monta e conhece os animais que vão ser comercializados pelo site e assim indicar o melhor animal de acordo com a demanda do cliente.”
Vainer reforça que dessa forma é possível minimizar todas as formas de erro nesse processo de compra. “Para isso a gente usa toda a experiência na parte de equitação, eu também sou criador de Mangalarga Marchador há muitos anos, então essa bagagem de conhecimento para estabelecer esse elo entre quem compra e vende.”
O casal revela que aceitação dos internautas e dos seguidores têm sido a melhor possível. De acordo com Vainer, existem clientes que fecham negócio, por meio do site, que sequer conhecem os animais por confiar na indicação. “O cliente me liga e me passa as características do animal e eu vou a campo procurar. Muitos sequer pedem fotos ou vídeos tamanha a confiança nas nossas indicações.”
Apesar de atenderem a todo o tipo de público, Vainer e Bárbara Fonseca garantem que a maior procura é daquele usuário que está em busca do primeiro cavalo de sela. “A gente consegue com isso, atrair bastante gente para a Associação. Eu ensino o comprador a entrar no site e depois ele me liga todo feliz informando o número de sócio,” afirma Vainer.