Nesta entrevista para a Revista RAÇA MARCHADOR, José Alberto Venceslau, titular do Haras Arena, localizado em Gravatá – Pernambuco, nos conta um pouco de seus investimentos na raça em animais de qualidade e como foi sua ascensão vertiginosa para o topo do ranking Nacional de expositores de Marcha Picada.
Quando começou a criar e por que a escolha da Marcha Picada?
-Comecei a criar a raça Mangalarga Marchador em 1980, porém desde 1970 já era apaixonado por equinos, a mudança para Marcha Picada ocorreu em meados de 1990 por questões financeiras, ficou muito difícil competir com os grandes criadores de marcha batida, porque a grande maioria também eram grandes empresários e os bons animais eram muito caros, diferente da Marcha Picada, que mesmo sendo mais cômodos para os pequenos criadores e usuários, não era no início nem reconhecida pela ABCCMM.
Onde está localizado? como é composto o haras Arena - baias, piquetes, laboratório etc.
O Arena está localizado na reconhecida cidade turística de Gravatá - Pernambuco, em uma área de apenas 25 hectares, mas com toda infraestrutura para criação e manejo. Possui 58 baias, diversos piquetes, onde ficam as receptoras até completarem 90 dias de gestação e potros recém-nascidos até apartar, fazemos toda reprodução no Haras a grande maioria embriões das doadoras premiadas e das que estão fazendo pista. Além da casa Sede e mais quatro responsáveis pela administração e peões titulares, o Haras Arena tem toda uma estrutura formada para receber eventos de porte, com pista oficial, redondel , apoio com estrutura de restaurante, área para leilões, apresentação de animais, inclusive para realizações de Etapas de Marcha , cursos e exposições especializadas, onde aconteceu em setembro último, quando foi realizado uma exposição com 256 animais inscritos, entre marcha Batida e Picada, sendo está em maior número .
O haras Arena foi um dos maiores investidores da raça nos últimos anos? Foram investimentos certeiros?
Sim, realmente investimos muito nestes últimos 3 anos de criação, além de reproduzir bastante com nosso garanhão chefe - SELVAGEM DE MAIRI (com mais de 60 produtos nascidos e 50 para nascer até abril), DAMASCO DE JUTURNAIBA (pai do Espetáculo do Caluli) e LATINO DE CAPRI(um filho da ZUCA KAFÉ), compramos além do Selvagem, muitos animais de peso na Picada, como; Mel do Pachamama, Nobre do Pachamama, Escravo Cajá do Farias , Gato Senhor do Bom Fim, Garboso vila do Palma, Bimba Jusse , Dakota do Haras Conexão, Olinda do Paraiso das Águas , Linda do Haras Cascatinha, Malvada do Haras Cascatinha , Etiqueta Caja do Farias , Malandra JFS, Astro do Espinho Preto , Bento do Espinho Preto , AUSTRÁLIA do Espinho Preto , Amparo do Espinho Preto , Textor Cáscata , Duquesa Vila Real , Espanha Cajá do Farias, Lis de Alcateia (batida), Oush de Alcateia (batida) Receita Santa Rosa (batida) , Alteza do Lão, Esperança da Arena , Futuro da Arena (batida) Juventude da Muralha de Pedra (batida), Garra da Muralha de Pedra(batida ) Granada da Muralha de Pedra (batida) , mais uma 13 filhas do Elfo do Porto Azul, garanhão, 6 filhas do Favacho Único , 5 filhas do Herdeiro do Minatto, todas do Mairi , 5 filhas do Juiz de Alcateia e muitos outros animais de evidencia no cenário nacional, sem vender absolutamente nada, hoje devemos ter uns 400 animais .
Quais foram as principais conquistas do Haras, tanto em pista quanto na seleção?
Nos últimos três anos o haras Arena tem se posicionado entre os 5 melhores expositores do Ranking Nacional de Marcha Picada, e este ano pretendemos ser primeiro do Ranking, porque, já estamos na 2ª colocação e temos pela frente o CBM de marcha Picada no final do Mês em Salvador, que acreditamos muito no potencial de nossa tropa que está sendo exposta.
Quais são as principais doadoras do Haras?
-Usina da preferência -Fada Pedra Escura -Klara da Arena -Lis de Alcateia -Ouch de Alcateia
-Juventude da muralha de Pedra -Austrália do Espinho Preto -Garra da Muralha de Pedra
-Granada da Muralha de Pedra -Mel do Pachamama -Malandra JFS -Jade Meliá -Evidência do MH -Esperança da Arena -Esperança do RUC -Alteza do Lão e Filhas e netas do Favacho Único e de Elfo Porto Azul, temos no mínimo 40 doadoras e aproximadamente 150 receptoras fora as Matrizes.
Selvagem de Mairi, Campeão dos Campeões de marcha do CBM de Salvador 2020, como é ser proprietário de um cavalo deste nível?
Ter um cavalo como o SELVAGEM, é o sonho de todo criador, passei mais de 40 anos procurando-o, um indivíduo maravilhoso que reúne todas as qualidades desejadas de um criador da raça, como ficou provado No Campeonato Brasileiro de Marcha e exposição Brasileira em Salvador – Bahia em 2020, quando conquistou todos os títulos máximos dos eventos; Campeão dos Campeões Brasileiro de Marcha, Marchador Ideal, Melhor de Ação, ou seja, somado tem Morfologia, Beleza, Marcha e temperamento.
Selvagem já tem produção?
Como falei acima, temos mais de 60 nascidos este ano no Haras Arena, 30 no Espinho Preto, mais de 20 no Cajá do Farias, como também nos haras Jucá e Quelé, e muitos outros nascidos em haras de pequenos criadores, que já dá para se ter uma ideia da produção, que é melhor do que o SELVAGEM pelo alto percentual de aproveitamento dos filhos.
Você tem outros Garanhões, quais são?
Citados Damasco de Juturnaíba e Latino de Capri, porém ainda temos o Nobre do Pachamama Elfo x Nordeste Aeromoça) Garboso Vila do Palma (Elfo x Batalha Hollyday) , Juno da Água Boa (filho do Irado da Água Boa (Grande Campeão Nacional), filho de Favacho Único, Arpuro do Conforto (filho do Trilho na Soneca do conforto),Futuro da Arena (batida) , este um filho do Juiz de Alcateia que me enche os olhos e em quem confio muito para Pista e reprodução, animais para dar sequência na produção do Selvagem e do Elfo que continuo usando já estão em casa.
O que te fascina na marcha picada?
-O que me fascina na Marcha Picada, além do conforto foi sua evolução meteórica, que proporcionalmente cresceu muito mais que a Marcha Batida, a qual também crio em menor quantidade, porém, com muito mais qualidade.
Como você vê a crescente evolução na marcha picada em todo o Brasil? Já era uma tendência ou é uma surpresa? Por quê?
Como falamos anteriormente, a evolução da Marcha Picada está sendo MARAVILHOSA, fascina e nada me surpreende, porque lutamos muito por sermos discriminados e acreditamos em nossos trabalhos de seleção que vem fazendo a diferença na raça, entre julho e agosto levei uma tropa para fazer três exposições em Minas Gerais no período de 40 dias, em todas o número de Marcha Picada foram maiores que os de Batida e fomos melhor Expositor nas três, isto me deu muito orgulho e alegria.
A nova diretoria da ABCCMM deu diversos cargos para Marcha Picada, ou seja, é o reconhecimento da modalidade dentro da raça – dando seu devido valor! Acha que vai haver um incremento maior por parte da associação?
Votamos na Dra. Cristiana Gutierrez por acreditar que fará um trabalho maravilhoso para todos, independentemente da Marcha , com certeza estes cargos que prestigiaram os criadores de Picada já era bem merecidos, pois além de investimentos, trabalho e dedicação , precisamos ajuda de todos para padronizar a Marcha Picada e reciclar o corpo técnico, pois existem muitas divergências nos julgamentos da Marcha Picada, onde temos certeza que não existe nenhuma desonestidade e sim falta de conhecimento.
O que me faz acreditar em investimentos na preparação dos Árbitros e cursos regionais para aperfeiçoar os tratadores e peões de ambas as marchas pela carência da mão de obra especializada.