HARAS CACHOEIRA DA MATA | REVISTA RAÇA MARCHADOR

HARAS CACHOEIRA DA MATA

HARAS EM DESTAQUE

HARAS CACHOEIRA DA MATA

HARAS CACHOEIRA DA MATA

A Fazenda e Haras Cachoeira da Mata, situa-se em Borda da Mata, Sul de Minas Gerais, terra de belas cachoeiras e monta-nhas, iniciando sua criação da raça no final de 2021. Coube a Luiz Antônio Costa Júnior, a missão de realizar a seleção dos animais, bem como gerenciar todo o dia a dia da criação dos cavalos, uma paixão que traz desde criança, incentivado pelos pais e por seu avô José Costa.

“Ter a família junto conosco, é sempre um presente e motivo de muito orgulho. Meu avô com 96 anos, acompanha passo a passo a evolução de nossa tropa, trocando ideias e debatendo cavalo, conosco. Além disso, minha esposa e minha mãe, são grandes incentivadoras, além do meu pai, grande parceiro de competições e peça-chave, no sucesso de nossos negócios, tanto no Cavalo, como no Gado”, ressalta Luiz.

Luiz sempre gostou de ser usuário e amante do cavalo, desde criança, mas o início da criação em si, de cavalos, ocorreu após eles vencerem o CBM de 2021 com a sua primeira égua de pista, Jarra Raiz Forte. Naquela oportunidade, levaram à Salvador/BA uma única égua e trazer para casa os campeonatos de marcha e de categoria que muito os alegrou. 

Daí veio a pergunta de Luiz Costa à esposa, se ela achava mui-ta loucura, montar um Haras, mas ao receber uma resposta no sentido de que, muito pelo contrário, poderia ser sim uma boa, não então não teve dúvidas e começaram com o projeto de criação, focado em animais de ponta, com o único objetivo de criar pouco, mas bom. Após a vitória no CBM, já estavam no ano seguinte com a Jarra Raiz Forte, novamente sendo Reservada Campeã Nacional 2022 e dali para frente, começaram a adquirir outras éguas, que seriam suas atletas de pista, mas que também pudessem ser as barrigas que fariam o Haras evoluir! E assim tem sido nestes 3 anos de criação do Haras Cachoeira da Mata 
Luiz ressalta, “Durante a minha juventude, já comprava e ven-dia cavalos e acompanhava seu padrinho, Lauro Megale Neto, da Fazenda Morro Alto, nas competições e visitas aos Haras. Toda essa experiência, foi extremamente valiosa, quando do início da criação, dado que acabou evitando diversos erros, bem como assimilando passos certeiros, que ao longo dos anos, Luiz, foi percebendo de inúmeros criadores ao seu redor”.

O Haras possui uma estrutura de ponta para trabalho e mane-jo dos animais, com piquetes amplos de tifton, água natural em todos os piquetes, pista de treinamento, redondel, baias, enfim, tudo que os animais precisam para sua saúde física e mental. O foco irrestrito no cavalo, faz com que não se acomodem nunca, ou seja, sempre melhorando e aprimorando a estrutura e seleção.
O diferencial de nossa propriedade, destaca Luiz, “É possuir pastagem à vontade e piquetes com água natural para 100% de nosso plantel, com foco no bem-estar animal, bem como con-tenção de custos, sendo este último, um dos grandes gargalos, na criação de cavalos no Brasil”.

A escolha da marcha picada, segundo Luiz, foi por 3 razões sim-ples: uma marcha mais cômoda, na média; tem maior liquidez para venda, tanto nos animais de pista, como os animais de passeio e cavalgada; é a que mais cresce no Brasil. O criador costuma falar que a marcha picada é um foguete que ninguém mais segura! Só cresce e isso fica nítido ao ver os números dos animais inscritos nas exposições e copas regionais.

Os garanhões usados pelo Haras segundo Luiz. “Estamos in-vestindo com tudo em nosso cavalo, Embaixador da Marcha CSI, um filho de dois Campeões Nacionais, Poeta do Porto Azul (Grande Campeão Nacional da Raça) e Erva Doce R3J (Reservada Campeã das Campeãs de Marcha). Nosso garanhão foi Campeão Brasileiro de Marcha e 1º Prêmio Campeão dos Campeões Brasileiro de Marcha, no CBM 2022. Além disso, é dono de uma pelagem Rosilha Negra, que encanta. Montado foi campeão nas últimas três competições que disputou. Ainda tem alguns ajustes a serem feitos, mas acreditamos que dará ainda mais alegrias! Fora que já produziu um casal, em casa, que encanta pela qualidade tanto da marcha como da morfo-logia. Além dele, usamos os melhores cavalos, a nível Nacional, tais como: Elfo, Mussolini, Timoneiro, Gaiato, Poeta, entre ou-tros, buscando sempre o acasalamento que entendemos ser adequado, para cada égua. E nessa alquimia, temos tido resul-tados expressivos”, finaliza.

Já as doadoras o Haras possui cinco fêmeas com premiações Nacionais e de CBM, que merecem ser destacadas: Jarra Raiz Forte, Esmeralda da Pedra Ferrada, Catrina do Ipeca, Patuska JFS e Dalila da Cachoeira da Mata. Além destas, o Haras possui doadoras que apostam muito e que estão sen-do trabalhadas para chegarem aos títulos das colegas de baia, sendo elas: Irapuíra Sítio do Túnel, Patty Arco de Canto, Donzela da Marcha CSI, Esquentadinha do Olimpo, Jangada Bela Fonte e Dinastia da Cachoeira da Mata entre outras.

O Haras já teve rápida ascensão em pistas a nível nacio-nal, subiram a rampa da Exposição Nacional 2024, com duas potras de sua criação, sendo elas: Encantada Barg da Cacheira da Mata, (Jarra Raiz Forte x Mussolini da Pedra Verde), conquistando os títulos de: Campeã Nacional Potra Mirim e Reservada Campeã Potra Mirim de Marcha e a Dalila da Cachoeira da Mata, (Jarra Raiz Forte x Mussolini da Pedra Verde), conquistando o título de Reservada Campeã Nacional Potra Graduada. Sendo que Dalila da Cachoeira da Mata subiu ao pódio da nacional pela segunda vez consecu-tiva, pois em 2023, foi 1º Prêmio Potra.

Muitas conquistas nestes poucos anos de criação, títu-los Nacionais e de CBM, com os animais: Jarra Raiz Forte, Catrina do Ipeca, Esmeralda da Pedra Ferrada, Pavão do Haras Cascatinha, Dalila da Cachoeira da Mata e Encantada da Cachoeira da Mata. No entanto, segundo Luiz “no ano de 2024 foi muito especial para o Haras , pois conseguimos um grande feito de ver Jarra Raiz Forte, Reservada Campeã Nacional de Progênie de mãe, e na sequência, ver suas duas filhas: Encantada Barg da Cachoeira da Mata e Dalila da Cachoeira da Mata, igualmente, subindo naquele tão deseja-do podium! Foi de fato, emoção demais, isso representa um verdadeiro trabalho de criação e é o que pretendemos fazer, nos próximos anos” destaca Luiz Costa.

O time do Haras Cachoeira da Mata é muito unido e focado nos resultados. Destaca os apresentadores: Liro (animais montados) e Lafaiete (animais puxados). Liro, sem dúvida, é um dos melhores apresentadores da raça e uma pessoa extremamente perfeccionista, o que contribui e muito, com a evolução tanto dos animais, como no manejo do Haras, e nosso querido Lafaiete, um exemplo de força de vontade, em quem temos apostado muito. Lafaiete nos deu o títu-lo nacional, com uma de nossas potras, já em sua primeira Nacional, demonstrando ter talento!

O criador destaca, “A Marcha Picada se desenvolveu muito no Nordeste, nestes últimos 30 anos, o que igualmente ocor-reu com a marcha batida, do lado nosso. Isso gera o que es-tamos vivendo, que é um mercado extremamente aquecido para a Marcha Picada e que só tende a aumentar, pelo po-tencial financeiro de nossa região sudeste. Já é comum ver-mos criadores da batida, introduzindo a picada em seu plan-tel, ou mesmo migrando, para a criação apenas da picada. 

Ficamos felizes de ter percebido este movimento lá atrás e centralizado forças neste tipo de andamento, que sói tende a crescer. A nível Nacional, o que chama atenção, é a valori-zação, cada dia mais dos produtos de marcha picada, sejam animais, embriões ou óvulos. Leilões bem-sucedidos e muita gente boa, querendo começar a mexer. Acredito que o pano-rama não poderia estar melhor do que estamos vendo”.

Finalizando Luiz Antônio Costa, “Além do quanto especial é a nossa Marcha Picada, gosto sempre de comentar sobre o ambiente da Marcha Picada, repleto de pessoas boas, cria-dores abertos a compartilhar conhecimento e terreno sau-dável para fazermos amigos e viver bons momentos com a nossa família. Existe muita competição, mas o lado humano, conta demais! Extremamente feliz em singelamente, fazer parte deste mundo do Mangalarga Marchador”.

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 12

Página 0 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4 Página 5