Cavalgadas temáticas da ABCCMM reúne participantes do país inteiro e se torna porta de entrada para a raça.
Redescobrir o Brasil montando um Mangalarga Marchador!
Esta é a proposta do Projeto Cavalgadas Temáticas que foi implementado em 2022. Ao longo de três anos, mais de 3 mil pessoas, entre criadores, usuários e apaixonados pelo Mangalarga Marchador já percorreram quase 500 quilômetros, em 23 edições realizadas em 8 estados brasileiros, além de duas nos Estados Unidos. Os roteiros incluem paisagens deslumbrantes, cenários ricos em diversidade cultural, turismo e história do Brasil e do próprio Marchador. De acordo com a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, as Cavalgadas Temáticas
cumprem um papel necessário e urgente para a raça, ou seja, cultivar as tradições, conhecer as nossas raízes e a nossa história. “Quem não conhece a sua história, o seu passado, não vive o seu presente e não constrói o seu futuro”.
O tema da cavalgada está sempre relacionado às cidades e regiões que vão sediar o evento. A partir da escolha, a programação é definida. Os participantes já fizeram, por exemplo, o Roteiro das Rosas, na região de Barbacena, Roteiro da Cana-de-açúcar, em Primavera, no estado de Pernambuco, entre tantos outros.
MUDANÇA NO FORMATO
No início do projeto, o evento se resumia ao sábado de cavalgada, com os conjuntos, durante o trajeto conhecendo a história e as peculiaridades dos locais visitados.
Com a chegada de Maurício Araújo para coordenar o projeto, houve uma mudança no formato. Agora, em vez de apenas um, são três dias de programação. Além de cavalgar, os participantes têm a oportunidade de visitar atrativos turísticos locais, além acompanhar mostra de tropas e conhecer o trabalho realizado em criatórios tradicionais da raça. “Estamos resgatando a essência do Mangalarga Marchador com os criadores montando seus animais, reunindo as famílias.”
PORTA DE ENTRADA
Na avaliação do Diretor de Esportes e Provas Funcionais da ABCCMM, Maurício Camera Pierrotti, as Cavalgadas Temáticas funcionam como uma porta de entrada para novos criadores e usuários na raça. “Não é simplesmente uma cavalgada, tem um algo mais, é um encontro de famílias e amigos em torno do cavalo, isso tem feito com que as pessoas se interessem em fazer parte do universo do Marchador”.
O objetivo da atual gestão da ABCCMM é atingir, até o fim de 2025, o número de 30 edições. A presidente da Associação Brasileira, Cristiana Gutierrez enfatiza que os participantes entenderam o projeto que atrai pessoas de todas as regiões do país que são apaixonadas por cavalos e adoram montar. “Eu acredito que, sem dúvida, é um projeto que veio para ficar”.










