No começo de outubro, deste ano, aconteceu a cavalgada anual do Haras Padania e amigos.
Bernardo Bório nos conta um pouco desta cavalgada nesta narrativa.
A fazenda das Araucárias, Haras Padania fica a cerca de 130 km, sul de Curitiba, sentido Santa Catarina, município da Lapa/PR. Passamos uma noite por lá, para a mostra da tropa DO Haras Padania de Mangalarga Marchador e no outro dia, seguimos viagem para a Coxilha Rica, no Sul do Município de Lages.
São 3 dias de cavalgada. Esse ano saímos de uma fazenda chamada Rancho Amigo, bem próximo do Histórico Passo de Santa Vitória, local de passagem das tropas de mulas que vinham da região do Rio Grande do Sul, seguindo viagem para a feira de Sorocaba (Caminho do Viamão). Segunda noite dormimos em uma fazenda histórica da Coxilha Rica, chamada Fazenda das Bananeiras, e terminamos na Fazenda Lua Cheia.
Em média, cavalgamos 35 km por dia, sempre parando em locais estratégicos onde o apoio prepara um almoço mais campeiro, nos galpões das fazendas.
O Trajeto na maioria do tempo, corta os campos da Coxilha Rica, esses campos são lindos, com muitas nascentes e rios, várias fazendas históricas do tempo dos tropeiros, muita história e tradição!
Participaram da cavalgada 19 cavaleiros, mais guia! Além da equipe de apoio, que seguia a cavalgada por estradas, preparando as refeições!
Toda a tropa somente de cavalos Mangalarga marchador Padania (4 éguas e 16 cavalos castrados)
A turma é muito animada... são criadores de vários locais do Brasil. Tem alguns que vem do Nordeste (Pernambuco e Ceará) e todos os anos acabam estranhando o frio intenso que faz nessa região... esse ano, chegamos na Coxilha com muita chuva e temperatura próxima aos 5 graus! Na sequência o tempo e a temperatura melhoraram muito, ficando assim mais agradável o trajeto.
A cavalgada é uma grande escola para todos ... são 4 dias, trocando experiências sobre criação, equitação e histórias de vida! Dias muito animados, com muito vinho e churrascos de fogo de chão! Temos sempre a oportunidade de viver a cultura e tradições gaúchas, pois, mesmo sendo uma região de Santa Catarina, a Coxilha tem muita tradição da época dos tropeiros, trazendo os costumes gaúchos na culinária, música e arquitetura, cultivando sempre os costumes regionais, passados de geração em geração.
Enfim, dias de alegria que sempre deixam saudades, e que são registraras com muito carinho, pelo nosso grande amigo e fotógrafo Júlio Oliveira, resume `` Bernardo Bório do Haras Padania´´