A Constituição Federal de 1988 deixa claro, em seu artigo 5º, o princípio do contraditório, o que significa que um processo não pode ser unilateral e tem de, obrigatoriamente, ouvir todas as partes envolvidas. O contraditório é, portanto, a opinião manifestada pela outra parte.
Advogado dos mais respeitados do país, Marcelo Tostes sabe que o princípio do contraditório não está restrito ao meio jurídico, mas se estende a todos os setores da vida. Quando começou dar vazão à paixão pelos cavalos e decidiu montar o criatório, Marcelo percebeu logo que no trabalho diário para se alcançar a excelência, não pode existir apenas uma visão predominante. “Não adianta as pessoas acharem que conseguem fazer tudo sozinhas e que o seu gosto pelo cavalo vai te trazer um campeão.”
Marcelo Tostes admite que não foram poucos os equívocos nos primeiros passos do Haras, há seis anos, na Fazenda do Vale, em Itabirito, na região central de Minas Gerais. “Quando comecei a criar, errei num primeiro momento, até perceber que a consultoria de uma pessoa entendida da raça era fundamental.”
Estrutura de ponta e equipe qualificada
A construção do haras foi concebida com o objetivo de integrar estrutura moderna e eficiente para criação de cavalos, em meio a uma paisagem exuberante de mata atlântica.
Um cenário magnífico em que foi formado o conjunto principal do Haras onde a tropa composta por mais de 80 animais é criada em harmonia com a natureza com manejo diário e rotatividade de pasto.
O Mtostes conta com baias amplas e confortáveis, escritório, área de manejo, selaria, laboratório, pista de apresentação, pista de treinamento para os animais montados, além de redondel de apresentação e redondel de treinamento automatizado.
Além da estrutura, Marcelo, assim como os outros grandes criadores da raça, sabe que o conhecimento e o trabalho da equipe na lida diária do Haras fazem toda diferença. Segundo ele, para criar cavalo, hoje, é preciso estudar, conhecer as técnicas e se preparar de forma adequada. “A equipe é fundamental e precisa ser treinada constantemente, precisa de condições de moradia diferenciada na fazenda e até de acompanhamento psicológico. a equipe Mtostes, sempre foi tratada como jogadores da seleção brasileira de futebol. São nossos craques, são eles que nos representam dentro da arena do Mangalarga Marchador.”
Olho clínico e sorte nos acasalamentos
Na avaliação de Marcelo Tostes, formar um criatório é mais difícil e mais desafiador que ser um expositor. Um passo fundamental para qualquer criador, segundo ele, é a avaliação de acasalamentos para fazer ou comprar bons embriões.
O titular do Haras Mtostes revela que o nascimento dos primeiros potros e potras são um momento único e “logo nas primeiras horas já queremos avaliar e, praticamente, adivinhar se este ou aquele será campeão de pista.”.
Além de conhecimento e muita avaliação, outro fator contribui significativamente no processo de formação do criatório: a sorte. Foi assim com o Atlas Mtostes, um filho de Galante do Expoente em Devassa JDias. “Foi o sétimo nascido no haras e um garanhão com a letra A e em mais de 70 anos de Associação, ele foi o único garanhão reconhecido nacionalmente nascido no primeiro ano de um criatório,” lembra.
Estrelas do haras
Hoje o Haras Mtostes conta com uma tropa de alto nível com doadoras do quilate de Tayla Elfar, Jazida de Alcateia, Quixara Elfar, Meiga DBG, Uva Elfar, Cablocla da Pao Grande I, Quaresmeira Elfar, Barra Mtostes e Soberana Bavária.
Entre os machos estão o fenomenal Estanho de Alcatéia, que é atualmente um dos três principais garanhões da raça, o próprio Atlas Mtostes e Gnu das Minas Gerais e apostando no futuro adquiriu cotas do Campeão dos Campeões Nacional Jovem de Marcha 2019, Fajardo Timbó, também filho de Estanho de Alcatéia; De sua criação, Marcelo Tostes destaca Atlas, Barra, Chanel, Cacique, Capricho ( Campeão Nacional), Delta e Deusa mtostes entre outros
Primeiro Leilão de Elite Mtostes e Amigos
Realizar um Leilão de Elite da raça demanda tempo e, principalmente, planejamento. Não à toa este primeiro Leilão do Haras Mtostes já vem pensado e preparado há dois anos. Segundo Marcelo Tostes, vai ser um momento especial de abrir a casa para mostrar a tropa e a “forma de construir o verdadeiro time Mtostes.”.
O criador avisa que o Leilão Mtostes vai ser diferente de tudo o que já se viu até hoje dentro da raça Mangalarga Marchador. Marcelo promete muita tecnologia e somente animais de ponta. “Teremos mais de 10 campeões nacionais, doadoras com diversos filhos campões nacionais, animais do Rio Grande do Sul até o Ceará, do Rio de Janeiro ao Amazonas.”
Portanto, reserve um espaço aí na sua agenda no feriado, de 18 a 20 de Abril/2020, para o primeiro Leilão de Elite do Haras Mtostes. “Serão três dias de uma grande confraternização nacional, com diversos shows e gastronomia de vários maîtres de renome nacional,” garante.