Haras Alcatruz, paixão que vem do berço da raça | REVISTA RAÇA MARCHADOR

Haras Alcatruz, paixão que vem do berço da raça

SELEÇÃO DESTAQUE

Haras Alcatruz, paixão que vem do berço da raça

Haras Alcatruz, paixão que vem do berço da raça

A paixão de Renato Vieira Ribeiro de Souza pelos animais vem desde a infância. Nascido no pequeno município de Serranos, no sul de  Minas Gerais, o engenheiro e empresário sempre teve contato com fazenda e cavalos. A preferência pelo Mangalarga Marchador tem relação direta com o fato de ter nascido no berço da raça. “Além de ter nascido no Sul de Minas, eu e minha família gostamos de montar a cavalos, fazemos muitas cavalgadas e não há raça melhor que o Mangalarga Marchador para esta atividade, devido a sua comodidade e docilidade.”

O sufixo Alcatruz existe há mais de 20 anos, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Renato explica que o sogro, e parentes próximos sempre criaram Mangalarga Marchador. “Eu tinha poucos animais, até que em 2014 resolvi investir em animais superiores, e aos poucos conseguir montar um bom plantel.”

A constatação do desejo de consolidar a criação veio depois de uma visita à Fazenda das Aguas JM, em Curitiba. “Foi lá que refleti e cheguei à conclusão que era isso que eu queria.” O começo foi complicado, principalmente, por conta do alto investimento, mas com a assessoria de Ronaldo Vilela (Ronaldinho) e o apoio dos amigos criadores, foram fundamentais para conseguir melhorar minha criação. 

A base do criatório é formada pelos garanhões Nobre Trilha Real de Mascan, Sincero do Maramá, Quibroder EAO, Testamento Morro Grande da Zizica e Dominante das Aguas JM e das doadoras Trilha Morro Grande da Zizica e Cantiga das Aguas JM. 

Apesar dos bons resultados obtidos em pista, o ponto alto do Haras Alcatruz veio, em 2018, quando Nobre Trilha Real de Mascam sagrou-se Campeão na Exposição Herdeiros da Raça e Reservado campeão de marcha na Nacional de 2018. “Foram dois momentos muito especiais,” recorda.

Evolução ao longo dos anos

O titular do Haras Alcatruz ressalta a evolução da raça, nos últimos anos, principalmente, em relação à morfologia, andamento, treinamento e alimentação. O criador faz questão de dizer que não é adepto aos modismos, mas não abre mão de animais bonitos e com ótimas montadas. “As maiores qualidades de um cavalo, são andamento, comodidade e morfologia em minha opinião.”

O Haras Alcatruz possui criação em dois lugares, em Santa Luzia, e a outra em Aiuruoca, no Sul de Minas, em breve vai ter mais um haras que será inaugurado em Seritinga, também em Minas Gerais. “Estamos trabalhando duro para conseguirmos subir a rampa da Nacional todos os anos. É um trabalho árduo e de investimento pesado em animais e infraestrutura, mas o resultado virá sem a menor dúvida,” garante Renato Vieira.

Segundo ele, criar cavalos é uma forma de distrair e fazer boas amizades. “Eu tive isso na minha infância e gostaria que os meus netos também vivessem este contato com o cavalo e a natureza.” Mas criar vai além da diversão, é também uma forma de investir e, de acordo com Renato Vieira, tornar o negócio sustentável é o grande desafio. 

O Haras Alcatruz realizou juntamente com amigos criadores o 1º Leilão Alcatruz no Haras em Santa Luzia ``colocamos animais de qualidade de nosso plantel, se tornando um grande sucesso de vendas com 100% de liquidez, o que muito nos motivou, conta Renato´´ 

Aos futuros criadores, Renato aconselha “não poupem esforços, pois a alegria que o cavalo nos proporciona e os amigos que conquistamos valem todos os esforços,” conclui. 

 

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 2

Página 0 Página 1