A paixão de Renato Vieira Ribeiro de Souza pelos animais vem desde a infância. Nascido no pequeno município de Serranos, no sul de Minas Gerais, o engenheiro e empresário sempre teve contato com fazenda e cavalos. A preferência pelo Mangalarga Marchador tem relação direta com o fato de ter nascido no berço da raça. “Além de ter nascido no Sul de Minas, eu e minha família gostamos de montar a cavalos, fazemos muitas cavalgadas e não há raça melhor que o Mangalarga Marchador para esta atividade, devido a sua comodidade e docilidade.”
O sufixo Alcatruz existe há mais de 20 anos, em Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte. Renato explica que o sogro, e parentes próximos sempre criaram Mangalarga Marchador. “Eu tinha poucos animais, até que em 2014 resolvi investir em animais superiores, e aos poucos conseguir montar um bom plantel.”
A constatação do desejo de consolidar a criação veio depois de uma visita à Fazenda das Aguas JM, em Curitiba. “Foi lá que refleti e cheguei à conclusão que era isso que eu queria.” O começo foi complicado, principalmente, por conta do alto investimento, mas com a assessoria de Ronaldo Vilela (Ronaldinho) e o apoio dos amigos criadores, foram fundamentais para conseguir melhorar minha criação.
A base do criatório é formada pelos garanhões Nobre Trilha Real de Mascan, Sincero do Maramá, Quibroder EAO, Testamento Morro Grande da Zizica e Dominante das Aguas JM e das doadoras Trilha Morro Grande da Zizica e Cantiga das Aguas JM.
Apesar dos bons resultados obtidos em pista, o ponto alto do Haras Alcatruz veio, em 2018, quando Nobre Trilha Real de Mascam sagrou-se Campeão na Exposição Herdeiros da Raça e Reservado campeão de marcha na Nacional de 2018. “Foram dois momentos muito especiais,” recorda.
Evolução ao longo dos anos
O titular do Haras Alcatruz ressalta a evolução da raça, nos últimos anos, principalmente, em relação à morfologia, andamento, treinamento e alimentação. O criador faz questão de dizer que não é adepto aos modismos, mas não abre mão de animais bonitos e com ótimas montadas. “As maiores qualidades de um cavalo, são andamento, comodidade e morfologia em minha opinião.”
O Haras Alcatruz possui criação em dois lugares, em Santa Luzia, e a outra em Aiuruoca, no Sul de Minas, em breve vai ter mais um haras que será inaugurado em Seritinga, também em Minas Gerais. “Estamos trabalhando duro para conseguirmos subir a rampa da Nacional todos os anos. É um trabalho árduo e de investimento pesado em animais e infraestrutura, mas o resultado virá sem a menor dúvida,” garante Renato Vieira.
Segundo ele, criar cavalos é uma forma de distrair e fazer boas amizades. “Eu tive isso na minha infância e gostaria que os meus netos também vivessem este contato com o cavalo e a natureza.” Mas criar vai além da diversão, é também uma forma de investir e, de acordo com Renato Vieira, tornar o negócio sustentável é o grande desafio.
O Haras Alcatruz realizou juntamente com amigos criadores o 1º Leilão Alcatruz no Haras em Santa Luzia ``colocamos animais de qualidade de nosso plantel, se tornando um grande sucesso de vendas com 100% de liquidez, o que muito nos motivou, conta Renato´´
Aos futuros criadores, Renato aconselha “não poupem esforços, pois a alegria que o cavalo nos proporciona e os amigos que conquistamos valem todos os esforços,” conclui.