Estrutura arrojada e animais de ponta.
Os Irmãos Roberto e Ana Paula Corrêa estão à frente do Haras da Pil em Sete Lagoas MG, com uma estrutura arrojada e animais de ponta em apenas 8 anos de criação conseguiram emplacar vários campeões nacionais, projetando o haras da Pil a nível nacional.
A principal motivação pela escolha da raça Mangalarga Marchador, foi a ligação com o campo desde criança, e pela docilidade, conforto e aplicação funcional na fazenda.
A criação do Haras da Pil nasceu basicamente como em quase todos os outros criatórios, inicialmente com a intenção de usar os cavalos na fazenda e cavalgadas, mas rapidamente o gosto pela criação e seleção cresceu e começamos a participar de copas de marcha, exposições e hoje estamos com o foco na reprodução e competições em alto nível.
Roberto nos conta, “hoje o Mangalarga Marchador faz parte das nossas vidas de uma forma tão intensa que não imaginamos a fazenda sem ser para a criação de cavalos. A melhor coisa que a criação de cavalos nos trouxe, foi sem dúvida, a construção de grandes amizades e a união da família ao redor do Haras e dos cavalos, ter todos torcendo por um campeonato ou por um nascimento de um produto é muito gratificante”.
O maior desejo de um criador, com certeza, sempre será fazer um animal de sua criação subir a rampa da Nacional e se for um campeão dos campeões (às), aí será uma conquista inesquecível.
Ter a genética planejada e pensada por nós, sendo reconhecida e desejada por outros criadores, também é muito gratificante.
A nacional 2022 foi um marco para o haras da Pil, tivemos muito êxito, além até de nossas expectativas, como fazer pela primeira vez Campeões Nacionais crias da casa como; Cruzília da Pil, Delicia da Pil, ET da Pil e Farol da Pil, momentos inesquecíveis que esperamos repetir em 2023.
Os garanhões mais utilizados atualmente no Haras são; Fajardo do Timbó e Rolo Bavária, e entrando para a reprodução um cavalo jovem que é de nossa criação, o Campeão Nacional ET da Pil.
As principais doadoras do haras são; Fabulosa Mark, Cabocla Ninho da Marcha, Globeleza Maré Mansa, Tabuada E.A.O, Fagulha CP, Façanha da Falupa, Maria Bonita Narciso, Hoba do Conforto, Olinda do Barão de Cocais, Cruzília da PIL, Delícia da Pil, Uno Olivia, Habilidade da Muralha de Pedra, entre outras.
Como todas estas experiências e vivência no haras, estamos aprendendo cada vez mais em como criar a raça e a minha dica para os criadores que estão iniciando, seria além da busca pela genética de marcha, ter muita dedicação no trabalho de seleção da tropa, viver intensamente o cavalo, pois assim, poderemos ver claramente aonde queremos chegar e o que precisamos fazer para a conquista de títulos e produzir campeões.
Qualquer haras independentemente do tamanho e do propósito, deve ter seu investimento levado a sério para que mesmo sendo um hobby, tenha uma saúde econômica para ser ainda mais prazerosa a criação de cavalos. Com muita paixão, responsabilidade, respeito a todos que fazem parte da equipe e aos animais, os investimentos terão retorno garantido.
Nesses 8 anos em que estamos ligados ao Mangalarga Marchador, afirmo que a raça está em uma posição de destaque Nacional e que esse sucesso é resultado de excelentes gestões da ABCCMM, que buscam incansavelmente a evolução contínua da raça e das relações com os criadores, usuários e apaixonados.
Nosso cavalo ainda tem muito para avançar e conquistar nesse Brasil continental e quem sabe romper ainda mais fronteiras. Com certeza a ABCCMM está no caminho certo e me orgulha saber que somos a melhor raça de sela do mundo.
Minhas expectativas para essa 40ª Nacional do Mangalarga Marchador agora em Julho, que promete ser fantástica em todos os sentidos, é sem dúvida para nós do Haras da PIL subir a rampa da gameleira no lugar mais alto do pódio.
Continue abaixo com as imagens da matértia.