HARAS TORQUE – GRAVATÁ/PE | REVISTA RAÇA MARCHADOR

HARAS TORQUE – GRAVATÁ/PE

HARAS EM DESTAQUE

HARAS TORQUE – GRAVATÁ/PE

HARAS TORQUE – GRAVATÁ/PE

Trabalho de seleção na raça Mangalarga Marchador.

Fred Torque, titular do Haras Torque em Gravatá/Pernambuco, nos conta nesta entrevista para a Revista Raça um pouco de seu trabalho de seleção, de seus principais animais, desde a escolha da marcha picada e salienta que o ambiente de criação e sua equipe do Haras, são fatores fundamentais e o estimula a selecionando e investindo na raça Mangalarga Marchador.

Quem está à frente da seleção?
A seleção é feita em equipe: Fred Torque, titular do Haras, José, gerente; Leleco, peão principal; Baiano, puxador, sempre com assessoria de Ricardo Cascatinha e Nino da Elite Marchador.

Quando começou a criação e por quê? Conte um pouco da história da criação.

A paixão pelo cavalo é antiga, mas a oportunidade surgiu após meu casamento, quando comecei a ir para cidade de Gravatá/ PE com muita frequência e busquei algo para substituir o SURF, que foi o esporte que pratiquei a vida inteira e as exposições do Mangalarga Marchador e sua disputa trazem essa mesma emoção com a adição de juntar toda minha família em torno do cavalo.

Fale um pouco do Haras instalações do Haras Torque?

A gente iniciou do zero mesmo tudo das instalações aos animais. Comprei 15 hectares colado no condomínio onde tenho casa em Gravatá, assim como meu pai e meu sogro. Essa proximidade da casa facilitou a interação da família com o Haras que acho fundamental.

Hoje temos ao todo 57 hectares, mais uma área arrendada de 30 ha. Nessas áreas temos uma estrutura formada com 26 baias, 7 maternidades, laboratório, vários piquetes, pista de treino, apoio para visitantes, capineira, além de uma área na beira do rio de 7 hectares apenas para produzir feno de tifton.

Por que a escolha da Marcha Picada?

A comodidade e a fácil equitação necessária para montar na marcha picada me encantaram muito rápido. Olhando pelo lado comercial e cultural do Nordeste por esta modalidade de andamento, a escolha ficou evidente.

Quais são os principais garanhões do Haras ou usados pelo Haras?

Mafioso Marrecas do Cavaleiro, Selvagem de Mairi e BMW de Mairi, mas tem um novinho chegando que estamos acreditando muito, UTV do Monteiro (Iraque Pontal x Afrodite do Vale do Cocão) que foi um embrião que vendi um percentual para o Haras Monteiro e para o Haras Damari.

Quais são as principais doadoras do Haras?

Nossas doadoras são: Afrodite Vale do Cocão, Corsa da Pedra, Bagunça do Apipucos, Única do Porto Azul, Nubia de Alcatéia, Farpa JFS, Bandida do Escuro, Mila do Monteiro, Harmonia VB, dentre outras.

As crias da casa que são destaque?

Temos muitos produtos frutos desse plantel que conseguimos juntar. Em especial nos nossos produtos temos a Cantiga Torque, Res. Campeã Nacional e 1º prêmio Campeã Nacional de Marcha.

Neste tempo de criação quais foram os resultados mais expressivos?

Os títulos alcançados pelo Haras são bem expressivos, destacamos:

  • Mafioso Marrecas do Cavaleiro: Campeão dos Campeões Brasileiro 2023; Campeão dos Campeões Nacional de Marcha 2024, Grande Campeão da Raça Nacional 2024.
     
  • King de Mairi: Campeão dos Campeões Brasileiro de Marcha 2022; Res. Campeão dos Campeões nacional 2024.
     
  • Mila do Monteiro: Res. Campeã Brasileira de Marcha e Campeã de Categoria 2021; Res. Campeã nacional 2022.

A família é muito importante estar junto na criação?

Acho que a interação da família é uma das principais vantagens de na criação da raça Mangalarga Marchador.

E a equipe do Haras – você quer destacar alguém? Se a equipe faz a diferença nos campeonatos?

Equipe é equipe, todos são importantes. O engajamento da minha equipe é o ponto forte do Haras Torque, lá é o lugar que mais me sinto bem e devo isso a eles.

Como você enxerga a criação da marcha picada no Brasil na atualidade?

Acho que a crescente da marcha picada no Brasil é nítida, o alto nível do equilíbrio dessa marcha mostra a evolução dos animais e tem atraído cada vez mais adeptos.

Considerações finais.

As dificuldades para criar a raça Mangalarga Marchador são inúmeras, mas o ambiente saudável que a minha equipe proporciona lá no Haras e a dedicação deles com o nosso plantel me estimulam a seguir criando, meu muito obrigado vai para eles.

 

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 12

Página 0 Página 1 Página 2 Página 3 Página 4