GABI MELLADO E A MEDICINA VETERINÁRIA | REVISTA RAÇA MARCHADOR

GABI MELLADO E A MEDICINA VETERINÁRIA

VETERINÁRIA

GABI MELLADO E A MEDICINA VETERINÁRIA

GABI MELLADO E A MEDICINA VETERINÁRIA

Gabi Mellado tem sua paixão por cavalos desde criança, onde começou a montar logo cedo no Haras Monte Carlo SP que pertence à família.

Esta paixão fez com Gabi participasse de vários cursos de equitação e provas sociais da raça e que também a levou a cursar Medicina Veterinária.

Hoje com 2 anos de curso na Universidade UNIMAX – Gabi já sabe que vai trabalhar com cavalos no futuro e está se preparando para ser uma profissional da área e nos conta um pouco da história da Medicina Veterinária.

Medicina veterinária do latim mederi, ”saber o melhor caminho, curar, tratar” e veterinarius, sendo, “Médico Veterinário” de origem no latim. Na antiga Roma, os animais usados no exército que ficavam muito velhos eram recolhidos para um local onde pudessem aproveitar e descansar.

As pessoas que cuidavam destes animais eram chamadas de Veterinarii.

A medicina veterinária é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde, ela trabalha, num sentido amplo, é a ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro agravo à saúde dos animais. Ocupa-se da saúde animal, prevenindo, diagnosticando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento a ciência da medicina e também competência na sua prática aplicada a arte da medicina.

A medicina veterinária é a “arte da cura de animais”. No entanto este ramo da medicina encontra-se em constante dinamismo, tanto em termos de investigação e avanço científico, como em termos de controle e erradicação de doenças.

A atual prática da medicina utiliza em seu favor conhecimentos obtidos por diversas ciências, por exemplo, biologia, química, física, microbiologia, epidemiologia, anatomia, fisiologia etc. Trata-se, na verdade, de várias ligações das ciências relacionadas à saúde. Em um conceito restrito, a Medicina Veterinária busca a saúde animal pública e humana por meio de estudos, diagnósticos e tratamentos, e no conceito mais amplo, aliviar o sofrimento e manter o bem-estar global. De modo geral, a Medicina Veterinária engloba os campos de Clínica Médico-Veterinária, Cirurgia, Ginecologia e obstetrícia e Saúde pública.

São diversas as áreas de atuação do Médico Veterinário, as especializações para os médicos veterinários dependem da realização de cursos especializados que podem ser em várias especialidades
e área de atuação.

HISTÓRIA

A medicina veterinária é tão antiga quanto a ligação que os seres humanos realizaram com os animais. A ars veterinaria estava registrada no Papiro de Kahoun, de cerca de 4000 a.C.. Os códigos Eshn Unna (1900 a.C.) e de Hamurabi (c. 1700 a.C.), na Babilônia, trazem referências ao pagamento e atribuições dos médicos dos animais.

A primeira mulher diplomada em Medicina Veterinária no Brasil foi a Dra. Nair Eugênia Lobo, na turma de 1929 pela Escola Superior de Agricultura e Veterinária, hoje Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ.

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 12

Página 0 Página 1