SÊMEM CONGELADO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA E PESSOAL DE UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA A REPRODUÇÃO EQUINA | REVISTA RAÇA MARCHADOR

SÊMEM CONGELADO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA E PESSOAL DE UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA A REPRODUÇÃO EQUINA

VETERINÁRIA

SÊMEM CONGELADO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA E PESSOAL DE UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA A REPRODUÇÃO EQUINA

SÊMEM CONGELADO: UMA VISÃO PRAGMÁTICA E PESSOAL DE UMA EXCELENTE FERRAMENTA PARA A REPRODUÇÃO EQUINA

No texto anterior escrito para a RAÇA abordei os fatores que podem levar uma égua a se tornar um “problema” para os programas de reprodução equina. O objetivo do artigo foi elucidar quais fatores atuam para que isso aconteça e o que pode ser feito para minimizar o risco de uma égua tornar-se um desafio para os profissionais envolvidos na criação de equinos. Todos sabemos das constantes inovações tecnológicas que podem atuar como ferramental, nos dando suporte no árduo trabalho que é reproduzir uma égua nessas condições. Nossas éguas são um enorme patrimônio genético e econômico e devem ser pensadas e cuidadas como tal. O que dizer então de nossos garanhões? Como não pensar neles? Como não pensar na perda de cavalos como Favacho Único, Nobre de Santa Lúcia, Tigrão Kafé e Lobinho Lobos? Apenas para citar os últimos que se foram. Hoje precisamos pensar seriamente em cuidar e preservar nossas éguas e garanhões de exceção, sem descuidar dos novos acasalamentos e da evolução da raça. Devemos sempre trabalhar com afinco nesse intuito, sempre atentos à sustentabilidade e à lógica do mercado. 

É notório o salto que foi para a indústria do cavalo o surgimento da Inseminação Artificial e da Transferência de Embriões. Para que essas técnicas se consolidassem foram necessários também o desenvolvimento de novas drogas, meios e protocolos. O controle artificial do foto período permite hoje a reprodução equina em qualquer época do ano e em qualquer ponto do país. Os conhecimentos desenvolvidos em nutrição, fisiologia e treinamento permitem que nossos equinos sejam hoje atletas de alta performance. Todo esse aparato tecnológico associado à profissionalização da atividade “criação de cavalos” nos permitiu uma expansão mais que significativa na “indústria do cavalo”. Hoje temos a Clonagem já significativamente sedimentada no nosso mercado e a ICSI (Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides), uma biotecnica que deve ganhar bastante relevância em um futuro próximo, haja vista o interesse que desperta nos criadores e a indiscutível possibilidade que abre na otimização do uso de éguas “problema” na reprodução. Nossa Associação, antenada com seu tempo, acompanha esse desenvolvimento e hoje a raça Mangalarga Marchador é um modelo a ser seguido. Temos, com toda certeza, que continuar evoluindo e apostando cada vez mais em um desenvolvimento sustentável para nosso cavalo, desenvolvimento este que obedeça ao mercado e que traga benefícios para todos os criadores, grandes e pequenos. Todo esse conhecimento é fruto da inovação e da pesquisa, com o intuito de otimizar e dar condições de serem resolvidos os desafios que vão surgindo ao longo do tempo. A tendência é que para cada demanda apresentada surja uma solução correspondente.

Temos há muito tempo no mercado da reprodução equina uma biotécnica que, embora amplamente difundida, ainda gera dúvidas e muitos questionamentos: o uso do sêmen congelado. E é sobre o congelamento de sêmen que trataremos a partir de agora. A proposta dessa coluna não é a de ser um artigo técnico, no sentido literal da palavra. O objetivo é o de contribuir para a elucidação das dúvidas e questionamentos que existem, a partir do conhecimento técnico e científico e em associação ao conhecimento empírico e prático, adquirido no dia-a-dia do campo, sempre tendo em perspectiva os fatores econômicos envolvidos. O raciocínio é simples: o uso do sêmen congelado é uma ferramenta imprescindível, mas que precisa ser utilizada com critério. Não é pelo fato de ser extremamente importante que deva ser utilizada de qualquer maneira ou em qualquer circunstância. Tentaremos mostrar aqui, em um texto claro e direto como e quando o uso do congelado faz toda a diferença e em quais situações pode não funcionar como deveria. O raciocínio é simples: uma excelente ferramenta pode não ser eficaz quando utilizada de modo inadequado ou em uma situação para a qual não se presta. 

Páginas da matéria
Raça Marchador Edição 3

Página 0 Página 1 Página 2 Página 3