HARAS MISK: A MARCA DA MARCHA | REVISTA RAÇA MARCHADOR

HARAS MISK: A MARCA DA MARCHA

HARAS EM DESTAQUE

HARAS MISK: A MARCA DA MARCHA

HARAS MISK: A MARCA DA MARCHA

Com ascensão meteórica o Haras Misk, criatório paulista com menos de 5 anos de seleção, já se tornou referência no Mangalarga Marchador de Marcha Picada no Brasil.

Em 2021, o mundo passava pela experiência mais desafiadora do século. Além da morte de milhões de pessoas, a pandemia de Covid-19 provocou transformações profundas em toda a população. Encontros habituais com amigos e familiares, a rotina do trabalho, tudo precisou ser alterado com a necessidade do isolamento.

Esse cenário foi o embrião para o surgimento de um dos criatórios de maior sucesso no Mangalarga Marchador, da atualidade de marcha picada. “Passando mais tempo na fazenda, redescobri uma paixão antiga, adormecida desde a infância: os cavalos.
Foi nesse contexto que adquirimos nossos primeiros cavalos da raça”, conta Rafael Mischiatti, titular do Haras Misk, localizado em Igaratá, no interior de São Paulo.

Dois anos depois, veio a decisão de investir de fato no criatório com a compra de embriões e animais para a disputa nas pistas e o primeiro contato com a rampa da Nacional ao lado de Luiz, sócio de Dalila da Cachoeira da Mata. Mas, a chegada da Campeã Naciona - Carisma do Altarego - marcou um divisor de águas no projeto e elevou as ambições.

Animais como Dejavu da Boa Nova, Erva-Doce R3J, Nata Agrovaz, Pangaré JFS, Belon RCD, Cabiúna VB, Cafeína da Boa Nova, Nitroglicerina CCR passaram a fazer parte do time do Haras Misk nos anos de 2024 e 2025.

Além do investimento nos animais, a preocupação também era oferecer a melhor estrutura e condições de trabalho aos animais e a equipe. O Haras Misk conta hoje com estrutura de ponta; são 60 baias padrão europeu, distribuídas em três pavilhões, além de uma central voltada para reprodução, manejo e terapias. Conceito moderno e inovador para aliar conforto, tecnologia e bem-estar animal. “Investimos constantemente em infraestrutura e qualificação técnica, sempre com o objetivo de oferecer condições ideais para o desenvolvimento do nosso plantel de seleção de ouro.”

A ESCOLHA PELA MARCHA PICADA

Antes de direcionar a criação para o Mangalarga Marchador, houve uma tentativa de explorar outras raças. A beleza dos cavalos pampas e a localização do criatório quase levaram o Haras Misk para o Mangalarga Paulista. Rafael Mischiatti acredita, no entanto, que a escolha pelo Marchador, especialmente, pela marcha picada foi uma “reconexão emocional”.

O primeiro contato do criatório com a Marcha Picada veio por meio de um potro de 15 meses, adquirido junto ao Haras Quatro Lagoas e que até hoje faz parte do plantel.

Depois, em uma visita ao Haras da Marcha, veio a descoberta da rota a seguir, com a compra de duas éguas de Marcha Picada. “Descobri que era exatamente o que buscava. A docilidade, a comodidade e a funcionalidade desses animais me conquistaram por completo.”

ASCENSÃO METEÓRICA

Com uma trajetória de menos de cinco anos, o Haras Misk já figura entre os principais expositores do Mangalarga Marchador de marcha picada. Na avaliação do titular do criatório, o passo principal é entender que o sucesso exige estudo, planejamento e dedicação incansável. “Mergulhei profundamente na raça, analisando os caminhos trilhados por grandes criatórios e aprendendo com cada detalhe.”

A meta traçada, no início do trabalho de seleção e criação foi alcançar uma relevância entre os criatórios da raça, em cinco anos, mas o objetivo foi alcançado bem antes disso, com trabalho intenso, parcerias estratégicas e, de acordo com Rafael, acima de tudo, com as bênçãos de Deus. “entramos na marcha picada crescendo de forma rápida, consistente e marcante.

Onde passamos, deixamos nossa marca, com uma presença forte, que traz orgulho e admiração.” 

ANIMAIS DE PONTA E PRODUTOS ACIMA DA MÉDIA

Atualmente, o Haras Misk tem no plantel um grupo de doadoras que representam a espinha dorsal do projeto genético imaginado pelo criatório. São matrizes consagradas e de nossa total confiança, que vêm formando a base da nossa criação.

Entre elas, destacamos: Cabiúna VB, Erva-Doce R3J, Carisma do Altarego, Dejavu da Boa Nova, Cafeína da Boa Nova, Nata Agrovaz, Nitroglicerina CCR, Magia do Monteiro, Dalila do Iluminata, Olímpia da Cavalgada, Dalila da Cachoeira da Mata, Emoção ARJ e Samira do Monteiro. “Cada uma tem papel fundamental na construção do plantel que desejamos para o futuro da raça”, explica Rafael. Além das doadoras, marchadores como Belon RCD, Irado QC VB, Orion Vale do Cocão, Foguete ARJ, Bárbaro de Mairi, entre outros, têm a missão de perpetuar o trabalho do Haras Misk.

“Selecionamos nomes que, além dos resultados expressivos em pista, possuem genética consistente e atributos técnicos importantes para a continuidade da nossa tropa.”

Uma ideia que já tem proporcionado produtos de excelência, entre eles Dominique do Misk, uma jovem potra que vem se mostrando extremamente competitiva nas pistas, além da maior promessa do criatório, Carmem do Misk: A Pantera Negra, que tem uma história recheada de simbologia, pois carrega o nome da avó de Rafael e nasceu no dia do aniversário do criador.

Carmem do Misk já participou de três pistas, foi Campeã das Campeãs em todas e Grande Campeã da Raça em duas delas. A atual Campeã das Campeãs de Marcha e Grande Campeã da Raça na Exposição Brasileira do Criador, em Barbacena, não só representa, de forma brilhante, a força da criação como é aposta de grandes feitos na Gameleira. “Uma potra nascida de um sonho, carregando uma história e destinada a grandes feitos na Nacional 2025.”

ERA DE OURO DA MARCHA PICADA

Figurando entre os melhores criadores/expositores, Rafael Mischiatti destaca o momento vivido pela Marcha Picada, na raça atualmente. Segundo ele, a evolução técnica dos animais, o aumento na valorização comercial e a profissionalização dos criadores vêm colocando a Marcha Picada em um patamar semelhante à Marcha Batida.

O titular do Haras Misk ressalta que em São Paulo, há um movimento crescente de adesão de usuários e criadores, sobretudo, no segmento de cavalgadas, em função de uma demanda alta por animais cômodos e dóceis. “A marcha picada responde a isso com excelência, acredito que, em pouco tempo, veremos grandes criatórios consolidados em todos os estados, fortalecendo a marcha picada e promovendo o verdadeiro espírito do Mangalarga Marchador.”

EQUIPE COMPROMETIDA

O sucesso do Haras Misk pode ser atribuído a vários fatores, mas dois são especiais. Uma equipe capacitada, coesa e comprometida e o apoio irrestrito da família. Atualmente, o criatório conta com mais de 20 profissionais, entre tratadores, treinadores, puxadores, veterinários e colaboradores administrativos. Para os animais de pista são dois treinadores e dois puxadores fixos, além do suporte técnico de Fernando Mello Viana, o “Fernandinho”, “um grande parceiro e amigo que a raça me deu e cuja experiência e as dicas têm sido valiosas”, enfatiza Rafael,
que acompanha de perto as decisões estratégicas, desde a escolha dos acasalamentos, até os cronogramas das exposições.

Tudo é planejado, discutido e executado com muita estratégia e bem-estar animal.”

FAMÍLIA E FUTURO!

A família acompanha de perto, cada passo da evolução do trabalho o que para Rafael é motivo de orgulho. “Minha esposa e minha filha, participam ativamente, desde a escolha dos nomes até os acompanhamentos dos nascimentos. O cavalo entrou na nossa vida como paixão e se firmou como elo familiar.”

O Haras Misk não é apenas um espaço para criação de cavalos, tornou-se um espaço de união, refúgio, celebração das conquistas e compartilhamento de momentos especiais. “Agradeço à minha família que mesmo achando uma “loucura” no início, quando passamos de três cavalos para mais de cem, nunca deixou de acreditar e apoiar.”

O lema para o futuro é compromisso, continuidade e excelência. O objetivo é consolidar uma base genética forte, homogênea e funcional, que permita gerar as próprias doadoras e, futuramente, lançar um garanhão com o sufixo MISK. “Entramos na raça para ficar. E se depender da nossa paixão, visão estratégica e trabalho sério, o Haras MISK ainda vai escrever muitas páginas importantes na história da marcha picada.”

Rafael enfatiza a maneira com que foi recebido na raça Mangalarga Marchador. “Fui muito bem acolhido por criadores, jurados, assessores e todos que vivem nesse universo apaixonante.” O criador credita o sucesso do Haras aos sócios e parceiros. “minha gratidão pela confiança e amizade que construímos. Criamos sonhos. Trabalhamos com paixão. Colecionamos conquistas. E deixamos nossa marca por onde passamos.”