O desejo de comprar um cavalo para o filho Davi foi o passo inicial do empresário Hélio Kneip para a criação do Mangalarga Marchador. O que começou por diversão transformou-se em coisa séria para o criador que nasceu no Rio Grande do Sul e sempre teve contato com animais na infância. Há oito anos, surgiu, então, em Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, o Haras Kneip. “Começamos em função do meu filho e a partir daí iniciamos a nossa criação,” relembra Hélio Kneip.
Atualmente, o Haras conta com uma estrutura apropriada e, totalmente, voltada para a criação do Mangalarga Marchador. De acordo com Hélio Kneip, são 16 baias, vários piquetes formados, inclusive, piquete maternidade, pista de apresentação, redondel e até um laboratório para inseminação e coleta de embriões. “Não temos uma estrutura grande, mas ela é muito eficaz e com uma qualidade muito boa para manejo dos animais,” ressalta.
Hélio destaca o trato e o cuidado com os animais, não só dos garanhões e doadoras, mas também as receptoras do criatório. “As receptoras procuramos preservar também muito bem alimentadas, num trabalho bem alinhado com a nossa veterinária para que possamos ter êxito na produção de embriões.”
O trabalho de manejo adequado se traduz em resultados em pista. Segundo Hélio Kneip, já são vários animais criados no Haras se destacando e se tornando campeões, tanto puxados, quanto montados. “O Marquinhos, que é um grande profissional, tem me ajudado muito, temos conseguido bons resultados e disputado em pista de igual pra igual com grandes criatórios.”
Evolução do criatório
Para Hélio Kneip, não existe algo mais gratificante para o criador do que ver os animais crias da casa se destacando nas exposições. “Uma coisa é você comprar um animal pronto, outra é você vê-lo nascer e perceber que fez o cruzamento certo, que apostou na genética correta e depois ver o animal ganhando é uma alegria imensa.”
O grande sonho, como o de todo criador, não poderia ser outro: subir, um dia, a rampa da Gameleira, numa exposição Nacional. Hélio Kneip sabe que para realizar esse sonho o investimento em uma boa genética é fundamental. “É na genética que você busca o melhor andamento, a morfologia e a índole do animal. Hoje buscamos alguns dos melhores garanhões da raça fazendo cruzamentos com as nossas matrizes.”
Apostas
Hélio Kneip já projeta bons resultados com alguns animais formados dentro do criatório. Um deles é Herói do Kneip, um filho do ícone da raça Favacho Estanho em Iole da Figueira, genética de Galante do Expoente, o número um da raça.
Outra jovem promessa é Granfina do Kneip, também filha de Iole em um cruzamento com o Gavião do Lumiar, portanto, sangue JB. Hélio Kneip destaca ainda animais filhos de grandes garanhões da raça, como Lobo da Pedra Verde, Fator da Cavarú-retã, Ulisses Meaípe em doadoras do Haras de genética qualificada. “Cinco anos atrás nasceram 13 fêmeas no nosso criatório e nós selecionamos 3 e usamos grandes garanhões para dar um upgrade no criatório, sempre buscando acertar nos cruzamentos a melhor marcha com a melhor morfologia.” enfatiza.
O titular do Haras Kneip almeja para o futuro formar um grande garanhão, no seu sufixo e também matrizes de extrema qualidade. Para isso, ele destaca que o trabalho é árduo e constante, porque a “evolução da raça não para e a gente não pode ficar pra trás”.