Uma prévia da Nacional, ou como muitos dizem, uma prova de fogo antes do principal evento da Raça. Assim é definida a exposição de Curvelo que, em maio, reuniu, na região central de Minas Gerais, 230 animais em 32 categorias de julgamento.
Alex Barbosa da empresa Rural Eventos, credenciada pela ABCCMM para organização de eventos do Mangalarga Marchador, nos fala nesta entrevista da razão do crescimento das Copas de Marcha em comparativo às exposições especializadas e dá dicas de como participar de maneira adequada neste tipo de evento.
Leia maisNascido no sul de Minas, Renato Vieira do Haras Alcatruz, é um apaixonado por cavalos, se diverte e cultiva boas amizades na raça, mas investe também em animais de alta qualidade genética em busca da evolução de seu plantel e de resultados em pista.
Leia maisA empresa Viajar a Cavalo levou um grupo de cavaleiros no mês de Abril a
realizar a viagem a cavalo denominada, Expedição dos Sertões: Cânions do Velho Chico que ocorre na Região Nordeste do Brasil, no estado de Alagoas, às margens do Rio São Francisco, nos arredores da emblemática cidade de Piranhas.
A 38ª Exposição Nacional do cavalo Mangalarga Marchador, vai celebrar este ano os 70 anos da ABCCMM, fundada em 16 de julho de 1949.
Leia maisDr. Cleyton Eustáquio Braga, responsável técnico desde a primeira
edição da Exposição Nacional da Raça em 1982, revela os bastidores
do departamento veterinário da maior exposição de equinos de uma
mesma raça da América Latina
Criando há apenas 8 anos, em Esmeraldas, Minas Gerais, Haras Kneip investe em estrutura de manejo e genética de ponta para figurar entre os grandes criatórios do país.
Uma das características mais marcantes do Mangalarga Marchador é a capacidade de agregar pessoas em torno de um mesmo objetivo. Não à toa, é comum ouvirmos sempre o termo “A Família do marchador.” No Haras Morada Nova, a expressão é literal. Uma família apaixonada pela nossa raça e que, há quase três décadas, se dedica à evolução do cavalo Mangalarga Marchador. Melhor criador/expositor da Nacional 2018, o Haras vai em busca do bicampeonato, em 2019. Em meio ao corre-corre dos últimos ajustes para o principal evento da raça, Cristiana e Flávio Gutierrez, titulares do Haras Morada, conversaram com a Raça Marchador. Eles falaram sobre a história do criatório, o trabalho de seleção de quase três décadas e das perspectivas para a Nacional 2019.
Nosso pedigree do mês é Favacho Diamante. Escolhemos Diamante por para ser o primeiro por vários motivos, mas o principal um garanhão com 28 anos de idade e ainda vivo é um cavalo que figura como um dos melhores reprodutores do ranking Nacional por mais de duas décadas, produzindo campeões Nacionais e pais de campeões do Quilate de: Reitora Elfar, Kamikaze do Mzc, Quebruto Elfar e Quixara Elfar entre tantos outros.
Leia maisO alto nível técnico dos animais que entraram em pista da XI Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador de Barbacena, que aconteceu entre os dias 10 a 13 de abril, foi muita disputada e tornou mais difícil a missão dos juízes de provas, pois tiveram que ter um olhar muito mais apurado para definirem os primeiros colocados.
Leia maisOs dias de campo ou shopping de cavalos trazem de volta os
eventos presenciais, momentos de confraternização entre criadores e usuários do Mangalarga Marchador que proporcionam
a troca de ideias, conhecimento de plantéis e também a venda
de animais ao vivo, movimentando todos os fins de semana a
raça em diversas localidades do Brasil.
30ª edição da Exposição Herdeiros da Raça em Belo Horizonte/MG movimentou a Gameleira com quase 400 animais, shows, provas e Leilões de Elite que marcaram os cinco dias desta mostra histórica da raça.
A ABCCMM criou a Comissão de Fomento e Comércio Exterior, para fomentar o processo de internacionalização da nossa raça. Essa comissão é presidida por mim, Flávio Tavares, e tendo como companheiros, Fábio Vilela (Consultor operacional da ABCCMM), Henrique Machado (Superintendente do SRG) e Alexandre Junqueira (Marketing).
Segundo o professor e pesquisador australiano Angus O. McKinnon uma égua torna-se uma égua problema quando dela não conseguimos uma gestação após três ou mais ciclos dentro de uma estação de monta.
Leia maisFacebook, instagram, whatsapp, youtube e aplicativos conectam criadores, amantes e investidores e movimentam o mercado do Mangalarga Marchador para todo o mundo.
“Na longa e dura estrada da Civilização, as impressões deixadas pelos pés do Homem, e pelos cascos duros do Cavalo, tornaram-se pistas complementares. Muitas vezes unidos em formas mitológicas como centauros, ambos emergem das brumas da Pré-História tão intimamente ligados que até não se sabe se a História é mais resultante do Homem do que do Cavalo”.
(Anuário da C.C.C.C.N. – Semana Nacional do Cavalo – 1978)
Aos verdadeiros Homens, apaixonados criadores e sensíveis selecionadores do Cavalo, dedico esta obra.
À convite do empresário Marcelo Baptista de Oliveira e da Cavalgadas Brasil, em 2011 fui à Alemanha buscar dois cavalos brasileiros para leva-los à Espanha, a fim de fazermos o Caminho de Santiago de Compostela.
(ainda muito longe da nossa realidade)
No treinamento de marchadores de alta performance, é de extrema importância desenvolver suas habilidades, melhorando
progressivamente a sua qualidade de movimentação, resistência, equitabilidade, comodidade e integridade física, até tentarmos atingir seu potencial máximo.
Aproximadamente 200 mil pessoas visitaram, no mês de março a maior feira equestre do planeta
A ABCCMM iniciou o ano de 2019 contabilizando em torno de 16.200 associados ativos. São mais de 16.150 sócios brasileiros. Estrangeiros são aproximadamente 30. Desse total, 1.888 sócios ingressaram apenas no ano de 2018. Cerca de 500 a mais do que no ano anterior (2017), quando o setor de Cadastro da ABCCMM registrou mais de 1.370 novos associados. Durante a 37ª Exposição Nacional do MM, em julho de 2018, houve a admissão de 569 novos sócios, mais que o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior (2017).
Leia mais